Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2007 - 06h07

Lula diz que Diretas-Já não teriam existido sem Frias

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília
da Folha de S.Paulo

"Sem o Frias, não teria havido aquela campanha", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referindo-se ao empresário Octavio Frias de Oliveira e ao engajamento da Folha no movimento Diretas-Já no Brasil, em 1983 e 1984, que reivindicava o direito de a população eleger o presidente.

Depois de qualificar a morte de "seu" Frias como "uma perda irreparável para a imprensa brasileira", o presidente Lula disse que foi ele um dos "pilares do sucesso da campanha" por diretas que ganhou as ruas. "Ele conseguiu fazer da Folha de S.Paulo um jornal quase obrigatório para aqueles que queriam ler uma imprensa isenta, um imprensa crítica. A atitude da Folha era exatamente essa: ela sempre se pautava por não ser chapa-branca, mas também não deixava de reconhecer as coisas que o governo fazia", disse Lula, após chamar de "extraordinária" a cobertura da Folha durante o movimento pelas diretas e elogiar também a atuação do jornal durante as greves no ABC paulista no final dos anos 70.

A proposta de emenda constitucional para restabelecer eleições diretas foi derrotada no Congresso. Tancredo Neves foi escolhido presidente em janeiro de 1985 por via indireta, pelo Colégio Eleitoral.

"Espero que tenhamos aprendido um pouco com os gestos simbólicos de democracia apresentados pelo dr. Frias na Folha", disse o presidente.

Memórias

Antecessor de Lula, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também evocou suas memórias para ilustrar a "coragem" e "a perseverança" de Frias no esforço pela redemocratização. No governo Geisel (1974-79), lembrou, Frias resistiu a pressões dos militares, mantendo FHC, entre outros, na equipe de colaboradores do jornal.

"Frias tinha realmente o espírito independente, ele sempre foi assim, um homem sarcástico, irônico, com a inteligência muito viva. E discreto, nunca foi de aparecer muito em festas e coisas desse estilo. Era um trabalhador. E por acaso se tornou jornalista", disse.

O ex-presidente lembrou dos almoços na Folha: "Muito freqüentemente a gente fazia aqueles almoços com convidados. Geralmente, as perguntas mais embaraçosas, mais percucientes, que iam direto ao ponto, eram de Frias. Frias foi realmente uma pessoa notável".

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) lamentou a perda. "Perco um de meus melhores amigos, uma pessoa com quem trabalhei durante vários anos, e dele aprendi bastante."

Para a ministra do Turismo, a ex-prefeita paulistana Marta Suplicy (PT), a perda também foi pessoal. "Era uma pessoa que eu admirava. Um grande empreendedor. Tinha visão, dinâmico, construiu muita coisa. Eu gostava dele", disse.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL), ressaltou o papel da Folha na redemocratização do país. "Devemos a ele [Frias] a democracia em que vivemos, a liberdade dos meios de comunicação."

Curiosidade

A curiosidade de Frias foi destacada ainda por outras pessoas que prestaram homenagem ao empresário. "Não esqueço a firmeza e a sagacidade das perguntas", afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), referindo-se aos almoços na sede do jornal.

"Ele foi o maior perguntador que já conheci: 90% do tempo estava fazendo perguntas. Era um homem muito interessado", disse Luiz Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento do governo Lula.

"Grande homem, grande brasileiro e um grande diretor de jornal. Estimulava as opiniões divergentes para tomar as suas decisões", afirmou o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), colunista da Folha.

"Frias era muito gentil. Até eu, que era um simples sindicalista, ele tinha tempo de receber e falar", disse o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força.

Leia mais
  • Pluralismo marca adeus a Octavio Frias de Oliveira
  • Homenagem a empresário atrai 4 gerações de jornalistas
  • Veja algumas frases de Octavio Frias de Oliveira
  • Veja repercussão da morte de Octavio Frias de Oliveira
  • Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Octavio Frias de Oliveira
  • Leia introdução de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira"

    Especial
  • Veja a trajetória de Octavio Frias de Oliveira (em flash)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página