Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 16h58

Partidos escolhem integrantes da CPI do Apagão no Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Os partidos da base aliada do governo encaminharam hoje ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os nomes dos parlamentares que vão integrar a CPI do Apagão Aéreo do Senado.

Renan fez as leituras das indicações no plenário do Senado esta tarde, o que abre caminho para que a CPI seja instalada amanhã --embora ainda permaneça o impasse sobre a escolha do presidente e do relator da CPI.

O DEM, que indicou para titulares da CPI os senadores Demóstenes Torres (GO), José Agripino Maia (RN) e Antonio Carlos Magalhães (BA), quer emplacar Demóstenes na relatoria. Em reunião nesta terça-feira, os líderes partidários decidiram dividir o comando da CPI.

Os governistas, no entanto, ainda não definiram um nome para ocupar a relatoria ou a presidência da comissão --nem decidiram qual dos dois cargos pretendem pleitear. A base aliada indicou como titulares da CPI os senadores Tião Vianna (PT-AC), Sibá Machado (PT-AC), Renato Casagrande (PSB-ES) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

O PMDB escolheu para titulares os senadores Wellington Salgado (MG), Gilvan Borges (AP) e Leomar Quintanilha (TO). O PDT escalou o senador Osmar Dias (PR) para membro titular da CPI. Já o PSDB escolheu os senadores Sérgio Guerra (PE) e Mário Couto (PA) também como titulares da comissão.

A CPI do Apagão no Senado terá o mesmo foco da criada na Câmara. O objetivo da oposição é investigar a crise aérea e desvios de recursos que podem ter ocorrido na Infraero durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A oposição aposta na CPI do Senado para investigar a crise aérea uma vez que governo e oposição terão praticamente o mesmo número de integrantes na comissão. Na CPI do Apagão da Câmara, os governistas têm ampla maioria sobre a oposição.

Leia mais
  • Avião do papa teve dificuldade para contatar Cindacta-3, diz deputado
  • CPI do Apagão começa a tomar primeiros depoimentos
  • Senado define integrantes de CPI aérea que começa amanhã
  • CPI do Apagão vai ao Cindacta-1 conhecer sistema militar de controle de vôo
  • Base aliada se articula para aprovar PEC que restringe poderes das CPIs
  • CPI ameaça pedir prisão de pilotos do Legacy para tomar depoimentos

    Especial
  • Leia mais sobre a CPI do Apagão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página