Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2007 - 11h49

12 mil protestam pela legalização dos bingos em frente ao Congresso

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Cerca de 12 mil funcionários de bingos, segundo estimativa da Polícia Militar do Distrito Federal, protestam nesta manhã em frente ao Congresso Nacional em defesa da legalização das casas de bingos do país. Os manifestantes argumentam que, se os bingos forem fechados em definitivo, 40 mil trabalhadores estarão desempregados em todo o país.

Lula Marques/Folha Imagem
Força Sindical leva 12 mil trabalhadores para pedir em Brasília a legalização dos bingos
Força Sindical leva 12 mil trabalhadores para pedir em Brasília a legalização dos bingos
Com o slogan "pela regulamentação, contra a corrupção", os funcionários tentam convencer o governo federal de que a legalização dos bingos poderá reduzir crimes cometidos em jogos de azar --como lavagem de dinheiro e corrupção.

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) vai se reunir hoje com os funcionários de bingos para discutir a regulamentação do setor. Lupi disse que o governo está diante de um impasse, já que pretende garantir os empregos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, coibir irregularidades nos jogos.

"Temos que ter cautela para agir dentro da lei. Ainda não tenho a saída pronta, mas estou em busca dela", disse o ministro após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Lupi se mostrou favorável à legalização dos bingos no país. "A legalização ajuda e muito o sistema que anda corrompido. Temos que evitar que os bingos sejam usados por pessoas que querem utilizá-los como espécie de lavanderia", disse.

O ministro sinalizou que a legalização poderá ocorrer pela Caixa Econômica Federal --que já administra as loterias do país. "A Caixa tem grande experiência nessa área. Ela garante credibilidade muito grande", afirmou.

Polêmica

Desde que a Polícia Federal desarticulou no dia 13 de abril uma quadrilha que atuava comprando sentenças para beneficiar a máfia do jogo, as casas de bingo viraram alvo de liminares suspendendo seu funcionamento. Em várias partes do país, a Justiça cassou as liminares que permitiam o funcionamento desses estabelecimentos.

Segundo a Força Sindical, as casas de bingo são importantes para a garantia do nível de emprego, pois empregariam --direta e indiretamente-- cerca de 300 mil pessoas.

O presidente da Força, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse aos manifestantes que vai transformar a regulamentação dos bingos em uma "batalha" dentro do Congresso Nacional.

Leia mais
  • Declaração do presidente Lula sobre greve de servidores foi infeliz, diz CUT
  • STJ sorteia Gilson Dipp para presidir sindicância contra Paulo Medina
  • Comando de greve do Ibama desiste de recorrer à Justiça contra governo
  • Em entrevista, Lula critica greve de servidores do Ibama
  • Grevistas do Ibama criticam "autoritarismo" do governo e mantêm paralisação

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  • Leia mais sobre greves no serviço público
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página