Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2007 - 12h57

Chinaglia vai reunir líderes para discutir projeto que legaliza bingos no país

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), prometeu hoje a trabalhadores de casas de bingos discutir com líderes partidários na terça-feira a votação do projeto de lei que regulamenta os bingos do país. Segundo o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), a manifestação de funcionários de bingos nesta manhã na Esplanada dos Ministérios vai impulsionar a votação do projeto no Congresso.

Lula Marques/Folha Imagem
Força Sindical leva 12 mil trabalhadores para pedir em Brasília a legalização dos bingos
Força Sindical leva 12 mil trabalhadores para pedir em Brasília a legalização dos bingos
"Acho que há uma sensibilidade na Casa para legalizar. Se você não legaliza os bingos, continua a corrupção desde o mais simples funcionário que passa na porta até o que está acontecendo agora, com a compra de liminares", disse.

Paulinho e trabalhadores de bingos se reuniram nesta manhã com Chinaglia para reivindicar a votação do projeto. Cerca de 12 mil funcionários de bingos fizeram manifestação hoje em favor da regulamentação. O deputado defende que os bingos sejam administrados pela Caixa Econômica Federal, a exemplo do que ocorre atualmente com as loterias.

"Na medida em que um bingo tiver uma cartela que não for da Caixa, será fechado. É simples de fazer isso, até as maquininhas [de caça-níqueis] tem como fazer", disse.

Os sindicalistas estimam que os bingos empregam 300 mil pessoas em todo o país, direta e indiretamente. Desde que a Polícia Federal desarticulou no dia 13 de abril uma quadrilha que atuava comprando sentenças para beneficiar a máfia do jogo, as casas de bingo viraram alvo de liminares suspendendo seu funcionamento. Em várias partes do país, a Justiça cassou as liminares que permitiam o funcionamento desses estabelecimentos.

Impasse

O ministro Carlos Lupi (Trabalho) admitiu hoje que o governo está diante de um impasse, já que pretende garantir os empregos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, coibir irregularidades nos jogos.

"Temos que ter cautela para agir dentro da lei. Ainda não tenho a saída pronta, mas estou em busca dela", disse o ministro após encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Lupi se mostrou favorável à legalização dos bingos no país. "A legalização ajuda e muito o sistema que anda corrompido. Temos que evitar que os bingos sejam usados por pessoas que querem utilizá-los como espécie de lavanderia", disse.

Leia mais
  • 12 mil protestam pela legalização dos bingos em frente ao Congresso
  • STJ sorteia Gilson Dipp para presidir sindicância contra Paulo Medina
  • STF fará súmula vinculante que proíbe bingos
  • Serra recorre ao STF para contestar lei que proíbe caça-níqueis no Estado
  • Livro revela bastidores dos processos contra Lalau e Rocha Mattos

    Especial
  • Leia mais sobre venda de sentenças judiciais
  • Leia cobertura completa sobre a máfia das sentenças

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página