Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2004 - 10h01

Spirit analisa pedra do tamanho de uma bola de futebol em Marte

Publicidade

da Agência Lusa

O robô Spirit, da Nasa (agência espacial norte-americana), deverá hoje alcançar com os seus braços uma pedra do tamanho de uma bola de futebol, que examinará em detalhes para determinar os minerais e elementos que a compõem.

Depois de analisar a superfície da pedra com um microscópio e dois espectrômetros, o robô deverá perfurá-la, possivelmente amanhã, para desvendar o seu interior.

Nasa/JPL/Cornell
A pedra "Adirondack", vista pelo Spirit
Os cientistas julgam que a pedra, de aspecto anguloso e a que chamaram "Adirondack", seja constituída por basalto --uma rocha vulcânica. "Podemos pensar que se trata de uma cápsula do tempo contendo a história da sua formação", disse Dave Des Marais, do Centro de Investigação Ames e membro da equipe científica da missão.

Os cientistas da Nasa deverão apresentar hoje os resultados da primeira análise do Spirit de amostras de pó do solo recolhidas debaixo das suas seis rodas.

Logo que acabe a análise da pedra, o robô deverá estudar uma segunda amostra de grãos muito finos de solo a menos de um metro de distância, adiantou Marais.

Nesta fase, em que a principal preocupação dos engenheiros é controlar o robô, o seu alcance está limitado a cerca de um metro por dia, quando eventualmente poderia avançar dezenas de metros.

Entretanto, o jipe Opportunity --gêmeo do Spirit-- deverá chegar a Marte no sábado. A Nasa enviou os dois robôs para prospectar provas geológicas de que Marte possa ter sido um planeta mais quente e menos árido, compatível com o desenvolvimento de vida.

Durante o fim de semana, o Spirit deu uma volta em Marte que duplicou a marcação no hodômetro instalado no robô. Os cerca de três metros do passeio levaram 30 minutos para serem percorridos, incluindo várias pausas para captar imagens.

Leia mais
  • Spirit "vê" solo de Marte em resolução microscópica
  • Saiba mais sobre a missão do robô Spirit em solo marciano
  • Jipes da Nasa enviados a Marte são "geólogos com rodas"
  • Conheça a Nasa, agência que tem US$ 15 bi para explorar o espaço

    Especial
  • Veja as primeiras imagens de Marte enviadas pela missão dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página