Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2004 - 15h10

Robô europeu Beagle-2 permanece em silêncio em Marte

Publicidade

da France Presse, em Londres (Reino Unido)

Cientistas britânicos informaram hoje que, apesar das novas tentativas de contato no último fim de semana, o robô europeu Beagle-2, que supostamente aterrissou em Marte no dia 25 de dezembro de 2003, permanece em silêncio.

Novos esforços, em vão, foram feitos no sábado e no domingo, informou o professor britânico Colin Pillinger, que projetou o robô.

A total falta de resposta do robô britânico deixou os diretores da Mars Express, primeira missão interplanetária da ESA (agência espacial européia), céticos quanto às possibilidades de reencontrar o Beagle-2 em estado de funcionamento. O robô deveria procurar indícios de vida em Marte.

Decepção

Pillinger disse estar decepcionado com o revés, mas animado com os esforços e a determinação da ESA.

Peter Barratt, porta-voz do projeto Beagle-2 no Reino Unido, disse que esta situação "contribuiu para gerar entusiasmo pelo programa espacial no país". "O Beagle-2 representa uma conquista tecnológica fantástica, que não deve ser desperdiçada. Não podemos deixar que toda a tecnologia desenvolvida se perca", acrescentou.

Por outro lado, os instrumentos embarcados na Mars Express continuam sendo pioneiros, e os objetivos científicos da missão são complementares a outras missões internacionais rumo ao planeta vermelho.

Água em Marte

Prova disso foi o anúncio da ESA, na sexta-feira passada, de que a Mars Express confirmara a existência de água em forma de gelo no pólo sul de Marte. Foram os primeiros resultados científicos da primeira missão européia ao planeta vermelho.

A ESA acredita que esses são os dados mais precisos e confiáveis da existência de gelo em Marte obtidos até agora. Afinal, não foi a primeira vez que imagens de satélite ajudaram os cientistas a detectar água sob a superfície de Marte.

Em março de 2003, cientistas chegaram à conclusão de que há água em estado líquido na superfície de Marte ao analisar imagens da sonda norte-americana Mars Global Surveyor. Em 2002, dados da sonda Mars Odyssey, também dos EUA, mostraram enormes quantidades de água congelada recobertas por menos de um metro de terra, sob a superfície.

Leia mais
  • Beagle-2 pode ter caído em cratera de Marte
  • Missão espacial européia encontra água em Marte
  • Saiba mais sobre a missão da Mars Express, da ESA

    Especial
  • Veja fotos da missão européia a Marte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página