Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2005 - 17h27

Entenda como será a aterrissagem do Discovery

Publicidade

da EFE, em Washington

O ônibus espacial Discovery aterrissa nesta segunda-feira, às 08h46 GMT (05h46 de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, caso não ocorra qualquer contratempo.

A operação de aterrissagem tem início às 21h39 deste domingo (horário de Brasília), quando a tripulação deve acordar. Os preparativos para sair de órbita têm início às 0h34 (Brasília) e às 3h03 acontece o fechamento do compartimento de carga.

A partir das 4h43 (Brasília) as atividades são mais intensas. A tripulação deve acender os dois motores traseiros do Discovery, que ficarão assim durante três minutos e sete segundos.

A nave estará cerca de 200 quilômetros de altura sobre o oceano Índico, viajando a 26.498 km/h, usando os motores como freio.

O Discovery irá girar progressivamente até que seu nariz esteja elevado a um ângulo de 45 graus. As maiores áreas de fricção estarão na barriga da nave e na parte inferior das asas, que estão protegidas por mais de 24 mil ladrilhos de cerâmica de isolamento térmico.

Às 05h15 (Brasília), o Discovery entra na atmosfera sobre o Oceano Pacífico, a uma altura de cerca de 121 quilômetros e uma velocidade de 25.898 km/h.

O momento de máxima temperatura na fuselagem da nave, que chegará a 1.300ºC, acontece às 05h26 (Brasília). Nesse momento, o Discovery viaja a 24.200 km/h, a 70 quilômetros de altura.

O ônibus então cruza Costa Rica e Nicarágua, passa pela ponta oeste de Cuba e entra nos EUA sobre Fort Myers (Flórida). A comandante Eileen Collins toma o controle manual do ônibus espacial pouco antes da aterrissagem, que acontece no Centro Espacial Kennedy às 05h46. Os três trens de pouso tocam a pista e é acionado um pára-quedas de popa, usado como freio.

Se a Nasa cancelar a primeira tentativa, o Discovery poderia aterrissar às 07h22 (Brasília), após ter dado mais uma volta ao redor da Terra (essa seria sua órbita número 202 após a decolagem).

Caso a Nasa cancele também a segundo tentativa, o Discovery terá que esperar até a próxima terça-feira para aterrissar. Então, além do Centro Kennedy, poderia usar as pistas da Base Aérea Edwards, na Califórnia, ou de Northrup Strip, no Novo México.

O ônibus espacial tem provisões para se manter no espaço até a próxima quarta-feira.

Leia mais
  • Discovery deve chegar à Terra na segunda-feira
  • Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno
  • Discovery está pronto para retornar com segurança, diz Nasa
  • Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página