Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2005 - 06h59

Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno

Publicidade

da Folha Online

O ônibus espacial norte-americano Discovery, com sete tripulantes a bordo, desconectou-se com sucesso da ISS (Estação Espacial Internacional) e inicia operação de volta à Terra, informou, neste sábado, o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.

A manobra ocorreu às 4h24 (no horário de Brasília), dois minutos depois da hora programada, disse um representante da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

O Discovery foi o primeiro vôo espacial da Nasa ocorrido após a tragédia da nave Columbia, ocorrida em fevereiro de 2003, que resultou na morte dos sete astronautas que a ocupavam. Houve temor de que o mesmo episódio se repetisse com a Discovery.

A Nasa descobriu, durante a verificação dos vídeos de lançamento da nave, que alguns pedaços da nave se soltaram, apesar do investimento de um bilhão de dólares e de dois anos e meio em pesquisas para o aprimoramento da segurança durante os vôos espaciais. Os astronautas do Discovery foram obrigados a realizar um complicado processo de reparação da nave.

O Discovery tinha como missão o fornecimento de toneladas de equipamentos e mantimentos à tripulação da ISS, além da coleta de lixo e de equipamentos obsoletos.

A aterrissagem da nave é esperada para 5h46 de Brasília da próxima segunda-feira, no Estado norte-americano da Flórida.

Com EFE e agências internacionais

Leia mais
  • Discovery deve chegar à Terra na segunda-feira
  • Discovery deixa ISS e inicia operação de retorno
  • Discovery está pronto para retornar com segurança, diz Nasa
  • Nasa descarta necessidade de fazer outro conserto no Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página