Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/07/2006 - 15h33

Remédio "inteligente" contra câncer é lançado no Reino Unido

Publicidade

da France Presse, em Londres

Um novo remédio "inteligente" contra o câncer que combate tumores em duas frentes foi lançado nesta segunda-feira no Reino Unido, segundo artigo publicado no jornal "The Times".

Chamado Sutent, o medicamento, produzido pelo gigante farmacêutico americano Pfizer, foi patenteado para o tratamento do câncer de rim (que afeta 6.600 pessoas ao ano no Reino Unido) e tumores gastrintestinais, diagnosticados em cerca de 900 pessoas a cada ano no país. Testes preliminares também sugerem que o novo medicamento pode ser eficaz no tratamento de câncer de seio, pulmão e pâncreas, acrescentou o jornal.

Contudo, a nova droga não é barata: o tratamento com o Sutent custa cerca de 2.400 libras (US$ 4.500) por mês. O alto custo para o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) britânico pode limitar seu uso, acrescentou o "The Times".

O Sutent inibe uma importante enzima que incita as células a se multiplicar e enfraquece os tumores ao não supri-los com os nutrientes necessários para sua expansão, evitando o crescimento de vasos sangüíneos. Esta é a primeira droga que combina os dois métodos, destacou o "Times".

Segundo o jornal, o medicamento fez com que os tumores regredissem em 40% dos pacientes com câncer de rim em estágio avançado e que não respondem a outros tratamentos, e estabilizou seu tamanho em outros 28% dos casos.

Leia mais
  • Pesquisadores estudam efeito do calor no combate ao câncer
  • Estresse crônico pode acelerar câncer de ovário, diz estudo
  • Aprovada primeira vacina contra o câncer uterino
  • Cientistas desenvolvem droga contra tumor de próstata metastásico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre câncer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página