Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 18h00

Termina Conferência sobre Mudança Climática de Nairóbi

Publicidade

da Efe, em Nairóbi

A Conferência sobre Mudança Climática da ONU (Nações Unidas), realizada em Nairóbi, terminou hoje após a aprovação da realização de uma nova revisão do Protocolo de Kyoto em 2008. A conferência também definiu a revisão das regras do fundo que ajudará os países pobres a se adaptarem à mudança climática.

Ao seu final, a conferência aprovou que o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) --que atualmente possui apenas 9 de seus 400 projetos focados na África-- seja mais equilibrado geograficamente. O MDL permite que os países em desenvolvimento, com uma emissão menor de poluentes, vendam cotas de emissão de gases do efeito estufa a países ricos.

Diante da incredulidade de muitos analistas, que esperavam que a sessão se prolongasse até a madrugada como em edições anteriores, os aplausos soaram quando o presidente da conferência, o ministro do Meio Ambiente do Quênia, Kivutha Kivuana, declarou o encontro oficialmente concluído após declarar-se "muito satisfeito" com os resultados.

A revisão do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, concluiu que o acordo "iniciou uma ação importante e tem o potencial de contribuir decisivamente sobre as maneiras de abordar a mudança climática".

Também foram estipuladas regras do Fundo de Adaptação, ferramenta prevista em Kyoto para o financiamento de projetos que ajudem os países mais pobres a se adaptarem às conseqüências da mudança climática --como inundações e secas. No entanto, sua implementação ainda deve levar mais um ano --até que o sistema e os critérios sejam aperfeiçoados, reunindo os projetos a serem financiados.

Ratificado por 166 países, em vigor desde o dia 16 de fevereiro de 2005, o Protocolo de Kyoto impõe aos países industrializadas metas obrigatórias de emissões de dióxido de carbono --causador do aquecimento global-- com o objetivo de reduzi-las em 5,2% até 2012 (em relação aos níveis de 1990).

Leia mais
  • Brasil tenta pôr floresta na conta do clima
  • Brasil é oitavo em proteção de clima
  • Brasil se torna "fóssil do dia" em Nairóbi
  • Revisão do Protocolo de Kyoto começará em 2008

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a COP-12
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página