Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2008 - 13h41

"Máquina do Big Bang" volta a funcionar no segundo semestre de 2009

Publicidade

da Efe, em Genebra

O LHC (Grande Colisor de Hádrons), considerado a maior máquina já construída pelo homem, não voltará a funcionar antes do segundo semestre de 2009, depois do defeito detectado em setembro, informou nesta segunda-feira (17) o Cern (Organização Européia de Investigação Nuclear).

De acordo com o porta-voz do Cern, James Gillies, o conselho da organização vai se reunir em 12 de dezembro para avaliar a situação.

Martial Trezzini/AP
LHC, acelerador de partículas enterrado na Europa, pode resolver problemas que atormentam os físicos
LHC, acelerador de partículas enterrado na Europa, pode resolver problemas que atormentam os físicos

A máquina foi posta em funcionamento no dia 10 de setembro, perto de Genebra, com o objetivo de revelar os segredos da matéria e da origem do Universo. O primeiro acionamento do superacelerador foi considerado um sucesso, mas o equipamento teve de ser desligado menos de dez dias depois.

Segundo a Cern, o problema surgiu depois de um vazamento de hélio ocorrido no túnel --as primeiras análises indicam que a causa é um problema de conexão elétrica em seus ímãs gigantes.

Apesar da avaria, o Cern inaugurou o LHC oficialmente em 21 de outubro em uma cerimônia ofuscada pela ausência de grandes personalidades.

Informações surgidas na imprensa suíça culpam a avaria à "pressa" do diretor-geral do Cern, Robert Aymar, que queria inaugurar o LHC a todo custo antes do final de seu mandato, neste ano, sem a realização de todos os testes necessários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página