Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2003 - 13h48

72,9% temem chegada da pneumonia asiática ao Brasil, diz pesquisa

da Folha Online

Mesmo sem nenhum caso confirmado da epidemia que assola a China e a região sudeste da Ásia, 72,9% dos brasileiros temem a chegada da pneumonia asiática ao Brasil, segundo pesquisa CNT/Sensus revelada hoje.

Além disso, a maior parte da população (47,3%) acha que Brasil não está capacitado para enfrentar uma possível epidemia da Sars (sigla em inglês para síndrome respiratória aguda severa).

O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 19 de abril, com 2.000 pessoas em 195 municípios de todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Caso suspeito

O país já levou alguns sustos com casos suspeitos em São Paulo, Brasília e Salvador. No entanto em todos os casos a suspeita foi afastada.

No dia 10 deste mês, a jornalista britânica Sally Jane Blower, 42, internada desde o dia 1º no Hospital Albert Einstein (zona sul de São Paulo) com suspeita de pneumonia asiática, recebeu alta.

A jornalista esteve no GP de F-1 na Malásia e veio ao Brasil com sintomas da doença. O caso era tratado como suspeito, mas passou a ser classificado como provável pela Secretaria de Estado da Saúde, na última sexta-feira, após avaliação de uma radiografia dos pulmões da paciente.

Medidas mais rigorosas

A pesquisa CNT/Sensus também revelou que 87,6% dos brasileiros são favoráveis à adoção de medidas mais rigorosas para impedir que pessoas com suspeita de contaminação pela Sars entrem no país.

Também no início de abril, os aeroportos internacionais de São Paulo passaram a distribuir panfletos, nos idiomas português, inglês e espanhol, com informações sobre a pneumonia asiática.

As medidas foram tomadas depois de encontro entre representantes da Infraero, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), para tentar evitar uma epidemia da doença no país.

Leia mais
  • Vírus da pneumonia é pouco variável, dizem cientistas
  • OMS desaconselha viagem ao Canadá e à China
  • Escolas de Pequim suspendem aulas por 15 dias
  • Saiba mais sobre a pneumonia asiática
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página