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13/03/2008 - 13h58

Após rodar o mundo, cachaça "fina" chega ao Brasil

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JANAINA FIDALGO
da Folha de S.Paulo

A bebida é brasileiríssima, está sendo fabricada em Minas Gerais e leva o nome de uma praia carioca. As referências nacionais param por aí.

SXC
Copo com cachaça (foto); mercado brasileiro competitvo preocupou marca de bebida
Copo com cachaça (foto); mercado brasileiro competitvo preocupou marca de bebida "fina"

Leblon, cachaça que acaba de chegar ao mercado brasileiro, foi idealizada por um americano, Steve Luttmann, sua produção é supervisionada por um francês, o "master distiller" Gilles Merlet, e teve lançamento primeiro nos Estados Unidos e na Europa. Quase três anos depois, a bebida desembarca agora no país a um preço amargo: R$ 65 (750 ml).

"A cachaça foi bem recebida nos EUA, na Europa e na Ásia", diz Steve Luttmann, presidente da marca. "Achávamos que o mercado da bebida no Brasil já era enorme e bastante competitivo, mas percebemos que há um público que quer consumir uma cachaça mais elaborada. Queríamos que fossem atrás da nossa cachaça como se ela fosse um vinho fino."

Produzida em Patos de Minas (MG), a bebida, após ser fermentada e destilada, descansa em barricas de carvalho francês --já usadas para envelhecer conhaque-- por um período de seis meses.

"Não é para quem só bebe coisas simples no dia-a-dia", afirma Luttmann, ressaltando o caráter elitista da bebida.

No Brasil, a Leblon será vendida em restaurantes e "botecos de luxo" de São Paulo e do Rio.

 

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