Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Militares/Providência

Comente ação dos militares no morro da Providência que terminou com três jovens mortos.


Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos
Comentários dos leitores
Marcos Villela (1) 24/06/2008 12h35
Marcos Villela (1) 24/06/2008 12h35
RIO DE JANEIRO / RJ
Quero ver se alguém tem coragem de ir ao morro da Mineira prender os verdadeiros assassinos dos três rapazes! É muito fácil ficar falando mal do Exército inteiro (mais de 100.000 homens) por causa de apenas onze militares envolvidos no caso. Quero ver se essas mesmas pessoas não vão correndo pedir a proteção das Forças Armadas quando o pessoal do morro descer e tomar conta do que resta do Rio de Janeiro. 5 opiniões
avalie fechar
M Mig (863) 24/06/2008 12h34
M Mig (863) 24/06/2008 12h34
"nada contra o tráfico" ????
Tem certeza que é isso que você quer dizer?? cara o trafico é a atividade que proporciona uyma grande parte dos atos de violência e de homicídios em todo o mundo. Por que justamente aqueles rapazes foram entregues a traficantes?? Será que eles eram "anjinhos" ?? Não vejo a ação do exercito como correta, mas convenhamos que algo de podre esses garotos tinham..... O correto, o ideal, seria, policia corretamente treinada e aparelhada, leis rigidas e realmente aplicadas aos criminosos, presídios com procedimentos muito criticos quando ao tratamento de prisioneiros, visitantes e advogados.
36 opiniões
avalie fechar
Asdrúdervaldo Nammer (8) 24/06/2008 11h46
Asdrúdervaldo Nammer (8) 24/06/2008 11h46
Os militares do Exército fizeram o que a PM deveria fazer todos os dias. Ao invés de punição, deveriam ser CONDECORADOS com medalhas de mérito, por bons (Ótimos!!!) serviços prestados à população. Tá na hora de acabar com essa hipocrisia dos direitos humanos, que só funciona pra vagabundos. Fora OAB... fora DIreitos humanos... instituições fictícias e demagogas, que atrapalham o trabalho das polícias. Mas o povinho é assim mesmo, vai continuar votando, arrumando altos empregos pra essa turma de usurpadores.
Falei???
Então tá !!!
66 opiniões
avalie fechar
Alexandre Striemer (45) 24/06/2008 11h37
Alexandre Striemer (45) 24/06/2008 11h37
Com estas noticias de cada dia constatamos com grande tristeza,que somos ainda mais perto do Iraque do que da Suecia. 5 opiniões
avalie fechar
José Marcos da Silva Costa (2) 24/06/2008 09h20
José Marcos da Silva Costa (2) 24/06/2008 09h20
Vamos lá!!! É preciso que o Exército saia mesmo do morro...
...Afinal, não dá pra passar a vida toda atrapanhando o narcotraficantes assassinos. Honestamente: nada contra o tráfico, mas sim contra os assassinos.
17 opiniões
avalie fechar
Romero de Oliveira (13) 24/06/2008 09h15
Romero de Oliveira (13) 24/06/2008 09h15
É isso aí! Deverão ser julgados pela Justiça Federal, ou melhor, cairão no esquecimento de todos nós e da mídia, pois os julgamentos por esfera federal é ainda mais demorado. E ainda terá o corporativismo! Viva o Brasil! Viva o jeitinho brasileiro! E "VIVA" os assassinos e seus comparsas! 21 opiniões
avalie fechar
paulo souza (6) 24/06/2008 06h07
paulo souza (6) 24/06/2008 06h07
estou escrevendo a partir de londres aonde moro com minha familia, mas tenho acompanhado esta reportagem no rio sobre o exercito no morro e da morte destes jovens pelos traficantes.e estarrecedor o peso deste tipo de noticia na midia internacional, e como se o brasil estevece vivendo ainda no tempo do faroeste,aonde qualquer pessoa ou grupo ou sei la quem seja criace suas propias regras, ou entao vamos resolver na bala, que pode mais chora menos e o resto que se esploda, e as nossas autoridades digace de passagen, sabem de tudo mas fasem que nao sabem de nada,estao por dentro de tudo mas estao com mao e pes atados porque, uma, se der a cara pra bater vai arrumar pra cabeça dai fica este joguinho pra la e pra ca, pra la e pra ca, um aprova o outro desaprova um faz que faz, o outro faz que desfas e assim o brasil vai empurrando com a barriga pra ver no que vai dar. agora estas questoes tem que ser resolvidas com muita urgencia com muita seriedade porque o povo brasileiro principalmente os menos favorecidos nao estao aguentando mais tanto descaramento publico e isto nao vai gerar coisa boa num futuro muito proximo. e pra finalizar o brasil tem geito sim, e so nois nao votarmos mais nerte continuismo que eternisouce no poder que as coisas vao começar a melhorar rapidinho. eu creio ainda no meu pais e quero voltar muito em breve, ate outro dia. 28 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 24/06/2008 05h08
sérgio carneiro (236) 24/06/2008 05h08
Porque os militares serão julgados na Justiça Federal

O juiz Sidney Rosa, do 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, disse ser incompetente para julgar o crime, pois sendo servidores publico e estavam no exercício de suas funções, a competência seria da justiça federal. O juiz da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Granado, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal.

Não sou advogado e nem conhecedor das leis, mas nossa constituição reza que a competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida é do tribunal do júri. Se os militares serão julgados pelo "assassinato das três crianças" no meu entender seria o Tribunal do Júri e não a justiça federal.

Entendo ainda que a competência para julgar ,matéria criminal, na Justiça Federal são os: crimes políticos; crimes praticados contra bens, serviços ou interesses da União, de uma de suas autarquias ou empresas públicas, desde que não sejam matéria da competência das Justiças Militar ou Eleitoral. Onde os referidos militares não cometeram nenhum dos crimes acima citados.

Nesta balburdia gostaria que algum advogado explicasse o porquê desta de mudança de competência. E se a explicação for "conforme entendimento do juiz" então para que existem leis.
9 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 24/06/2008 03h36
sérgio carneiro (236) 24/06/2008 03h36
Polícia exemplar.

Estou "encantado" com procedimento policial no caso em tela. A celeridade das investigações foi surpreendente, nunca na historia deste país uma investigação foi tão conclusiva quanto esta, e o melhor de tudo é que nem precisaram fazer uma perícia no local do crime. Li e repito o que foi dito a alguns comentários anteriores: A PRESENÇA DO EXÉRCITO NO MORRO DA PROVIDENCIA É MUITO RUIM PARA OS NEGÓCIOS.
Nesta guerra narco-política-jurírica o exército "baterá em retirada", sairá deste campo derrotado, vergonhosamente derrotado, e sem disparar um único tiro.
16 opiniões
avalie fechar
Estou abismada com a polêmica gerada em cima desta situação e pior a atenção dada,seja pela OAB RJ,"ORGÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS" e o PRÓPRIO GOVERNO FEDERAL .
Olhem que incrível o SR. LULA, foi até as mães das vítimas...reconfortá-las, mas voltemos um pouco atrás O SR. LULA FOI RECONFORTAR OS PAIS DO MENINO JOÃO HÉLIO? voltemos um pouco mais ELE FOI RECONFORTAR AS VITIMAS DO VÔO DA TAM AONDE 250 PESSOAS MORRERAM DE FORMA CRUEL, POR INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA DO SR. LULA, DE SEUS MINISTROS DO DESENVOLVIMENTO E ATÉ DA MINISTRA DO TURISMO SR. MARTA SUPLICY QUE QUER SER PREFEITA DE SÃO PAULO E QUE NA ÉPOCA DO CAOS AÉREO DISSE " RELAXA E GOZA", Pelo amor de DEUS parem de hipocrisia, imprensa parem de dar holofotes para estas pessoas, pois a única coisa que importa nesta caso todo por mais absurdo que seja é o PAC, pois ninguém vasculhou a fundo a vida pregressa destes três rapazes, meninos ou CRIANÇAS ...... DIREITOS HUMANOS SEJAM HUMANOS COM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA CAUSADA PELOS TRAFICANTES POIS ELES NÃO SÃO PERSEGUIDOS POR IDEOLOGIA POLÍTICA E VCS OS TRATAM ASSIM NÃO É? Sejamos mais incisivos nestas histórias e cobremos atitudes do governo para combater a violência e não usá-la como forma de campanha ou pior ESCONDER COM OBRINHAS DO PAC pois é ai que a porca torce o rabo, ou vcs acham que o SR. LULA SE ABALOU ATÉ O RIO DE JANEIRO QUE ESTÁ COM A SAÚDE FALIDA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS NÃO.
FORA! ESTE CÂNCER CHAMADO PAC. SEJA UM LIDER SR. LUIS INÁCIO,NÃO UM DEMAGOGO
18 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/06/2008 21h55
AGUINALDO VENANCIO (1298) 23/06/2008 21h55
DE NOVO A HISTORIA DO CARA QUE PEGOU A MULHER O TRAINDO NO SOFÁ:
ELE FICOU INDIGNADO..LOUCO DE RAIVA, E SABE O QUE FEZ?
TACOU O SOFÁ PRA FORA...
SÓ FALAM DOS MILITARES ENVOLVIDOS NO CASO DAS 3 "CRIANÇAS" COMO CHEGOU A "DIZER" O GOVERNO
,,,MAS, ONDE ESTÃO OS AUTORES DOS HOMICÍDIOS?, OU SEJA, SEGUNDO NOTICIÁRIOS, OS TRAFICANTES QUE EXECUTARAM AS PESSOAS????
FORAM ESTES QUE MATARAM AS PESSOAS, NAO?
MAS, FAZENDO COMO NO CASO DO "SOFÁ", SÓ FALAM DOS MILITARES....
21 opiniões
avalie fechar
sergio machado (6) 23/06/2008 17h25
sergio machado (6) 23/06/2008 17h25
Não é possível que toda essa revolta no morro esteja partindo unicamente da vontade dos moradores. É claro que quem quer ver o Exército fora da favela não são as pessoas de bem, quem será que a tropa está atrapalhando? Não estou defendendo a ação dos militares que praticaram o crime, mas achar que não tem traficante por trás da vontade da retirada do Exército ... Nem sempre paramos para pensar. O Exército é uma instituição digna de respeito e admiração, porém é formado por brasileiros, tem uma parte muito grande de pessoas de bem, assim como nas favelas, mas possui uma ínfima parte de gente que não presta, não vamos julgá-lo por essa parte. Os recalcados e mal intencionados querem se aproveitar disso, arrotavam honestidade, e o que vemos ho0je é corrupção.
Talvez os marginais pensem que lidar com a PM seja mais fácil, quero crer que não, eles vão cumprir a lei e como têm o poder de polícia poderão até agir melhor.
Governo populista é assim, quando foi a corrupção dos ministros disse que era melhor esperar a apuração, mas agora saiu atacando uma instituição, pedindo desculpas a sem saber a quem, e prometendo indenização (comprando consciências).
É melhor observarmos bem o panorama.
15 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (164) 23/06/2008 17h08
Geraldo Buss (164) 23/06/2008 17h08
Só temos que parabenizar a juíza que mandou as Forças Armadas deixarem o morro, o Procurador que protocolou a ação contra o exército no morro chamando de inconstitucionla e ilegal e por último mas não menos merecedor dos PARABÉNS aos chefões do tráfico que desta vez sem dar um único tiro contra o Exército Brasileiro o derrotou usando os artifícios da lei brasileira. Gostaria de poder parabenizar um Ministro da Defesa que viesse pedir desculpas aos pais de um jovem que perdeu sua vida para as drogas. Gostaria de poder parabenizar um senador da república que viesse pedir desculpas a estes pais também em nome da sociedade brasileira. Gostaria de poder parabenizar o senhor presidente da república quando ele viesse ofertar a estes pais uma indenização porque o estado falhou estrondosamente em proteger seus filhos contra as drogas. Gostaria de poder parabenizar o secretário dos direitos humanos quando ele viesse apresentar suas condolências aos pais das centenas ou até milhares de pessoas que a droga destrói diariamente em nosso país - debaixo das barbas de uma justiça inoperante e fracassada diante do poderio dos chefões do tráfico de droga. Gostaria de parabenizar todos estes senhores mas não posso em sã consciência praticar uma "ATO TÃO ABOMINÁVEL " como este. 22 opiniões
avalie fechar
Vitor Castro (1) 23/06/2008 16h46
Vitor Castro (1) 23/06/2008 16h46
SOBRADINHO / DF
O Brasil é um dos poucos países, talvez o único que tem uma polícia ostensiva militar (PM's). Não deveria existir esse tipo de categoria para tratar assuntos de ordem pública visto que o estatuto bem como as legislações são militares, o que é estranho porque polícia militar trata com segurança pública que no caso é civil. Faça uma pesquisa e veja se em outros países se existe polícia militar tratando de ordem pública e temas de natureza civil.
É importante organizar a polícia (retirar do âmbito as polícias militares e substituir por policiais não militares como em qualquer país, treinar, equipar e remunerar dentro da importância e risco que estes profissionais exercem) Sem contar em alguns pontos importantes como: questão eleitoreira, custo da operação, questionamento jurídico de ação subsidiária do Exército (não é papel constitucional essa atuação), etc
Aliás, existe uma forte tendência não só no Brasil como na América Latina de usurpar o papel das Forças Armadas com a idéia que os países por não atuar em guerra deveriam usar a área de defesa para fins sociais e de calamidade pública quando couber. Isto desvirtua o papel de Defesa, enfranquecendo efetivo de tropa. Defesa é Defesa em qualquer país e deve ser tratado como tal. Se é para fazer ação subsidiária sempre, já deixa de ser atuação subsidiária e passa a ser atuação precípua.
10 opiniões
avalie fechar
Cezar Andrade (6) 23/06/2008 16h31
Cezar Andrade (6) 23/06/2008 16h31
Errado está o Governo em pedir para o Exercito sair ,
assim como errado está o Exercito em aceitar sair , pois assim fazendo, assina um Mea Culpa ,que sabemos, não faz jus , e mais do que isso, corrobora os objetivos do trafico e da corrupção , que aproveitaram este incidente , para armar todo este cenario com a conivencia de toda a midia , e voltar a permitir a bandalheira nos morros do Rio.
Ridiculo o teatro criado ontem no programa do fantastico para faturar em audiencia .Deveriam pelo menos ter escolhido melhor os atores.
4 opiniões
avalie fechar
claudio pott (10) 23/06/2008 16h17
claudio pott (10) 23/06/2008 16h17
O Rio de Janeiro continua lindo, li varios comentários antes de enviar o meu e sinceramente, fiquei constangido com alguns deles, parte de pessoas que eu sinto não ter ao menos senso de convivio social, é lógico e está claro que alguns soldados do exercito se valendo da armadura ou melhor da farda que vestem, não estão honrando ou desconhecem suas funções, aliás a primária que seria de proteger a pátria e seus filhos, agora nbo Rio de Janeiro meu amigo não é brincadeira não, é dificil de separar o joio do trigo, a policia nem comento pois e uma instituição que não consegue nem resolver seus problemas de corrupção interna, que dirá nas ruas, o Brasil hoje é um dos paises com o maior numero intituições falidas, saude, segurança, educação e etc. pois é, vc se lembra daquele cara na fila do banco que se revoltou pela demora e começou a gritar e solicitar seus direitos, ai todos os outros achavam que ele tava louco, pasmem, ele não estava e digo mais, se deixarmos como está, logo nem guerra civil arruma isso, e tem gente lá fora torcendo pra isso, ha se tem. sem opinião
avalie fechar
Fico pensando como o Brasil é formado de pessoas com pouca formação e informação, toda vez que se fala do exercito lembra-se logo dá ditadura e de jovens nas ruas protestando, sou sim afavor do exercito nos morros, por que a poli´cia do rio têm muitos que já se venderam para o tráfico, naõ apoio o que aquele militares fizeram, mas fico achando engraçado mataram 3 jovens que se diga de passagem tinha envolvimento com o movimento, e todo mundo ficou abismado, revoltado, ai1 quando morre um policial, um api de familía não se ver direitos humanos não se ver ministros visitando familías, sabe por que?, por que atrás dos tráfico estam filhios de papai, artistas, filósofos cabeças pensantes que não pensam nada, tristes com a morte de um dos seus companheiros de lombra, o que o povo deveria ficar indgnado é com a robalheira no pais, onde o governo blinda seus ministros com verbas cala boca para um povo que fala dos políticos e estão mais corruptos do que eles isto sim é uma vergonha, que o povo se alerte e lute por um pais onde as leis sejam cumpridas e ai sim veremos menos pessoas se achando no direito de fazer justiça com as proprias mãos. 39 opiniões
avalie fechar
Leonardo Terra (34) 23/06/2008 13h34
Leonardo Terra (34) 23/06/2008 13h34
O exército brasileiro não passa de mão de obra, como pedreiros. Porque, guerra mesmo, nunca teremos. É refinaria que um país leva, o Chavez xinga nossos parlamentares... não imagino o que faria o Brasil agir de forma dura com alguém. Se houvesse guerra, eu correria pro morro, muito melhor equipado que nosso exército. Os generais, que nem vou comentar a atuação covarde com os dissidentes, durante a ditadura, hoje são representados por suas senhoras pedindo aumento com panela na mão. Vale lembrar que se fosse naquela época, estariam todas no pau-de-arara. Acho que algo mudou pra melhor sem o exército mandando. Acho que o evento recente confirma minha opinião. Se crianças armadas no morro chocam, mais ainda me choca moleques armados no exército. 63 opiniões
avalie fechar
sydney zucchini (40) 23/06/2008 13h04
sydney zucchini (40) 23/06/2008 13h04
É espantoso como se dá crédito à opinião de pessoas que convivem com o crime organizado, protegidas pelo tráfico (coniventes) ou até atuantes, e não se é capaz de dar crédito à mais honesta instituição que este país sempre teve, as "Forças Armadas".
É o interminável revanchismo que fala mais alto, tanto nos desinformados quanto na mídia tendenciosa.
Até quando vamos assistir a este desmando?
59 opiniões
avalie fechar
joel cajazeira (4) 23/06/2008 12h54
joel cajazeira (4) 23/06/2008 12h54
TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, A EXCESSÃO DOS MILITARES.O Exército, injustamente, é o vilão das burrices nacionais, tais como;CANUDOS e em 1964, quando as elites civis brasileiras foram INCOMPETENTES, IRRESPONSÁVEIS, OMISSAS E BURRAS.Deixaram que os militares assumissem o poder e permitiram tal fato por 20 anos.
A mesma irresponsabilidade verifica-se agora, pois dezenas de relatórios existem nos Gabinetes do MIN DA DEFESA, CASA CIVIL e Sr PRESIDENTE, alertando para os riscos do emprego das tropas em missões dessa natureza.Então a minha pergunta;QUEM DEVERIA SER INIDICIADO?Creio, o Sr Presidente, o Min da Defesa, o Gov do RJ e o Sr Crivela que dizem ser ex oficial do Exército no posto de capitão de Engenharia, não sei da vericidade ou não.Lamentável e bem estranho ainda, que somente após o incidente, veio o MINISTÉRIO PÙBLICO, bem rápido, arguir da Inconstitucionalidade da missão do Exército.
As preces dos militares foram ouvidas, O FORA EXÈRCITO, antes que que a insubordinação começasse, ou que as mulheres não marchassem à frente dos quartéis, sem pedidos de aumento com panelaços e sim, para protegerem seus filhos e maridos dessa insanidade política.Pergunto, ainda;Se um militar tivesse sido vítima de qq bandido da Providência, se as autoridade e a imprensa, dariam o mesmo destaque e quanto receberia de indenização da União esse militar?É triste,ver-se que um tenente,um menino,num ato insano, alertou à sociedade brasileira da OMISSÂO E DA BURRICE NACIONAL.
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (432)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página