Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2004 - 17h38

Empresa anuncia reembolso para pacientes que tiverem o Vioxx

Publicidade

da Folha Online

A Merck Sharp & Dohme anunciou que reembolsará os pacientes que compraram o Vioxx e interromperam o tratamento depois de anunciada, na quinta-feira, a retirada do medicamento do mercado.

A decisão de suspender a venda do antiinflamatório, em todo o mundo, foi tomada voluntariamente pela empresa. Estudos indicaram riscos de o paciente desenvolver problemas cardiovasculares após uso contínuo do medicamento.

O reembolso deverá ser solicitado à farmácia onde o Vioxx foi adquirido a partir do próximo dia 8, quando a Merck Sharp & Dohme prevê ter finalizado o processo de habilitação das drogarias para efetuar o pagamento.

Reembolso

Para solicitar o reembolso, o paciente deve ter em mãos a embalagem --ainda fechada ou aquela que ainda tenha comprimidos. Não será necessária a apresentação da receita ou qualquer outro documento médico para solicitar o ressarcimento.

Caso o consumidor tenha dificuldade em obter o reembolso diretamente na farmácia onde adquiriu o medicamento, a solicitação também poderá ser feita com o envio das embalagens (com produto) em envelope para a Merck Sharp & Dohme, caixa postal 3.734, CEP 01060-970, São Paulo (SP), aos cuidados do MSD Online.

Todo o processo será acompanhado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e o recolhimento do produto será fiscalizado pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.

Comercialização

Foi determinada a suspensão cautelar da comercialização e uso de todos os medicamentos que contenham Rofecoxibe, princípio ativo do Vioxx, informou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na quinta-feira.

Com a suspensão da venda, os pacientes que faziam uso contínuo do medicamento devem procurar o médico para avaliar a nova forma de tratamento.

"Embora, em nossa opinião, teria sido possível continuar a comercializar Vioxx, apenas incorporando estes novos dados à bula do produto, considerando-se a disponibilidade de outros tratamentos farmacológicos e as questões levantadas pelo estudo, decidimos que a retirada voluntária era a atitude mais correta", disse Raymond Gilmartin, presidente e diretor executivo da Merck.

Pacientes e médicos podem obter outras informações pelo site da Merck ou pelo 0800-12-22-32.

Leia mais
  • Risco de problemas cardiovasculares tira Vioxx do mercado
  • Pacientes medicados com Vioxx devem procurar o médico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre problemas cardiovasculares
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vioxx
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página