Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 18h01

TJ absolve PM acusado de liderar ação que matou 4 no Rio

Publicidade

da Folha Online

Depois de quase 20 horas de julgamento, o 2º Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro absolveu o segundo-tenente da Polícia Militar Rodrigo Lavandeira, por 4 votos a 3, na madrugada desta terça-feira. O Ministério Público pode recorrer da decisão.

O réu foi acusado de ter comandado uma incursão no morro do Borel, em 16 de abril de 2003, na Tijuca (zona norte do Rio), que culminou na morte que quatro homens. O júri entendeu que Lavandeira não foi responsável pelos disparos. Em seu depoimento, o réu disse ainda que preocupou-se em prestar socorro às vítimas. No total, cinco PMs foram acusados de envolvimento no crime.

Em outubro do ano passado, o sargento Sidnei Pereira Barreto também foi absolvido. Os julgamentos do também sargento Washington Luiz de Oliveira Avelino, do cabo Marcos Duarte Ramalho e do soldado Paulo Marco da Silva ainda não foram marcados.

As vítimas --o taxista Éverson Gonçalves Silote, 26, o estudante Carlos Magno Nascimento, 18, o mecânico Thiago da Costa Correia da Silva, 19, e o artesão Carlos Alberto da Silva Ferreira, 21-- não tinham antecedentes criminais e foram baleadas pelas costas.

Entre as 10h30 de segunda-feira e as 6h desta terça-feira, foram ouvidas 15 testemunhas.

Habeas corpus

No ano passado, por unanimidade de votos, os desembargadores da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio recusou um pedido de habeas corpus para que Lavandeira respondesse ao processo em liberdade.

Na ocasião, foi considerado que, caso fosse solto, o PM poderia "afetar o ânimo das testemunhas a ponto de que elas mudem os seus depoimentos".

Leia mais
  • Secretaria confirma morte por febre maculosa em MG
  • Menino sofre queimaduras em suposta briga em Recife
  • Adolescente encontra arquiteto e enfermeira mortos na zona sul de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o morro do Borel
  • Leia mais notícias no especial Rio sob Tensão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página