Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 17h50

Exames descartam que galo morto em SP tivesse gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

Exames realizados pelo Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira afastaram definitivamente a possibilidade do galo que morreu no dia 28 de outubro em Marília (444 km a noroeste de São Paulo) tenha sido vítima da gripe aviária.

"O resultado da análise do material coletado foi negativo. Não é gripe do frango, nem moderada, nem grave", afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. "Esses resultados nos tranqüilizam."

O galo foi encontrado morto, com sintomas de doença respiratória, em um pequeno criadouro. Foi o dono da ave quem procurou a Secretaria Municipal da Saúde para relatar sua suspeita.

Também deram negativo para gripe aviária os exames realizados com amostras de sangue coletadas de outras 26 aves vivas que tiveram contato com o galo. Entre os animais analisados estão galinhas, patos e marrecos.

O resultado final deve ser divulgado no próximo dia 21. A suspeita é que o galo tenha contraído tifo aviário ou salmonelose, doenças comuns em aves criadas em propriedade rústicas.

Leia mais
  • IMA investiga morte de galinha, mas afasta hipótese de gripe aviária
  • Secretaria descarta hipótese de que gripe aviária matou galo em SP
  • Laboratório analisa causa da morte de galo no interior de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página