Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2005 - 21h28

Prefeitura organiza força-tarefa contra carrapatos na zona sul de SP

Publicidade

da Folha Online

Uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo irá vistoriar a região do bairro do Jabaquara (zona sul de São Paulo) situada entre o parque do Estado e a rodovia dos Imigrantes na manhã de quarta-feira (9), em busca de carrapatos.

Há suspeitas de que uma menina tenha morrido no último domingo, vítima de febre maculosa, cerca de uma semana depois de ter sido picada por um carrapato enquanto passeava no parque. Um laudo das causas de sua morte deve ser divulgado até o final da semana.

A mãe da menina foi internada nesta terça-feira no Hospital Municipal Arthur Ribeiro (zona sul de São Paulo). Ela apresenta sintomas semelhantes aos da filha, como febre alta e dor de cabeça.

Durante a ação da força-tarefa, moradores do Jabaquara receberão instruções para evitar carrapatos, principais transmissores da doença.

Eventuais carrapatos encontrados durante a vistoria nos animais do parque do Estado serão recolhidos para análise. Eqüinos e animais sem dono serão levados ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da prefeitura.

Febre maculosa

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, principal hospedeiro da bactéria Rickettisia rickettsii, causadora da doença.

O carrapato geralmente vive em animais de grande porte, como capivaras e cavalos, mas também pode se alojar em cachorros.

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettisia rickettsii, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela.

Segundo Thiago da Silva Mendes, médico epidemiologista da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da prefeitura), caso a Vigilância confirme que a criança morreu vítima de febre maculosa, esse será o segundo caso confirmado do ano na capital. O primeiro aconteceu no início do ano, na região do Ipiranga.

Até sexta-feira, 16 casos de febre maculosa estavam confirmados em todo o Estado.

Leia mais
  • Ministério confirma quinta vítima da febre maculosa no Rio
  • Fiocruz confirma quarto caso de febre maculosa no Rio
  • Mãe de suposta vítima de febre maculosa é internada em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página