Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2005 - 21h44

Menino internado em Juiz de Fora pode ser vítima de febre maculosa

Publicidade

THIAGO GUIMARÃES
da Agência Folha
da Folha Online

Um caso suspeito de febre maculosa foi notificado nesta semana em Juiz de Fora (255 km a sul de Belo Horizonte). A vítima, um menino de dez anos, está internada desde o dia 4 com sintomas da doença --febre alta persistente, dor de cabeça e manchas na pele.

Nesta terça-feira, foi confirmado que uma menina morta no domingo (6) em São Paulo foi contaminada pela doença. Uma força-tarefa realiza vistorias em busca de carrapatos em casas e em um parque da região onde ela vivia.

Segundo o chefe do setor de pediatria do Hospital Doutor João Penido, Edson Delucca, a família do menino relatou que ele começou a passar mal dias após ter sido picado por carrapatos em casa, na periferia da cidade. A febre maculosa é transmitida por carrapatos infectados com a bactéria Rickettisia rickettsii.

Amostras de sangue do menino foram enviadas para análise na Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte. O resultado deve sair em 15 dias.

O estado de saúde do menino evolui bem, e ele está sem febre há três dias. Desde sua internação, ele vem tomando antibióticos para combater a febre maculosa. Segundo Delucca, a prescrição do tratamento antes do resultado dos exames é comum nesses casos.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Juiz de Fora, não há registro de febre maculosa na cidade desde 2003, quando foram confirmados dois casos sem mortes. Em Minas Gerais, foram cinco casos confirmados e quatro mortes até setembro. Em 2004, foram 24 casos confirmados no Estado, com nove mortes.

Leia mais
  • Força-tarefa vistoria casas, e encontra apenas um carrapato em SP
  • Secretaria da Saúde confirma morte por febre maculosa em SP
  • Ministério confirma quinta vítima da febre maculosa no Rio
  • Mãe de suposta vítima de febre maculosa é internada em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página