Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2006 - 13h14

Juiz nega retorno de cinco líderes do PCC ao RDD

Publicidade

LÍVIA MARRA
Editora de Cotidiano da Folha Online
GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O juiz Carlos Fonseca Monnerat, da Vara de Execuções Criminais de São Paulo, negou nesta quarta-feira o pedido de retorno de cinco líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital) ao RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) de Presidente Bernardes (589 km de São Paulo), que impõe regras rígidas aos presos.

Sérgio Lima/Folha Imagem
Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola
Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola
São eles: Julio César Guedes de Moraes, o Julinho Carambola, José Carlos Rabelo, o Pateta, David Stockel Ulhoa Maluf, o Magaiver, e Roberto Soriano, o Betinho Tiriça, além de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Todos estavam na penitenciária 1 do complexo prisional de Bernardes --em celas cujas grades, conforme descobriu-se depois, haviam sido serradas-- quando a unidade foi alvo de uma tentativa de resgate, no último dia 9.

Em sua decisão, o juiz rejeita a acusação de que os cinco representam perigo iminente já que, mais de uma semana após o resgate frustrado, eles continuavam presos na mesma unidade e não haviam tentado mais nada.

No RDD, o preso fica isolado. O banho de sol é limitado a duas horas por dia, não há acesso à rádio ou televisão e o preso fica sem contato com outros internos.

O Ministério Público informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, nos próximos dias, vai recorrer da decisão do juiz.

Transferências

Somente um dia após o resgate frustrado, um grupo de presos foi transferido do complexo de Bernardes. Naquela ocasião, fontes da Polícia Militar e do sistema carcerário confirmaram que Marcola estava entre eles, pois era o provável alvo da ação.

Com a informação de que os cinco permaneciam na unidade até ontem, a suspeita é que eles estejam sendo transferidos nesta manhã.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, as identidades dos presos transferidos e seu destino não serão divulgados --por questão de segurança-- ao menos até o final da operação, previsto para as 15h30.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Denarc prende dois suspeitos de atacar polícias Militar e Civil
  • Juiz que negou RDD minimiza conclusões sobre grampo telefônico
  • Governo transfere presos da penitenciária de Presidente Bernardes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre resgates de presos
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página