Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 09h44

Papagaio holandês está "detido" há 2 meses em aeroporto do Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

Um papagaio de origem holandesa, apreendido no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, continua engaiolado lá há quase dois meses. O animal chegou ao país transportado como carga num vôo da Varig que saiu de Frankfurt, na Alemanha. De acordo com o Ministério da Agricultura, foi apreendido por falta de documentação.

A Vigilância em Agropecuária (Vigiagro), do ministério, informou que ele chegou ao Brasil em 29 de dezembro. Para que aves ingressem no país, é necessário ter autorização prévia do ministério. Quando não há, é praxe que a carga, seja ela qual for, retorne ao país de origem.

No entanto, segundo a Vigiagro, não havia informação de nome e endereço do responsável pelo animal na Alemanha. Por isso, a Varig não o levou de volta. Em último caso, o animal poderá ser sacrificado, mas não há prazo para isso.

"O ministério está tratando do problema com a embaixada da Holanda, para tentar descobrir a quem ele pertence. Estamos tentando solucionar o problema, para não sacrificá-lo", disse o chefe do serviço de gestão do Vigiagro no Rio, Antônio Carlos Medeiros. Segundo ele, não há possibilidade legal de autorizar a permanência do papagaio.

A informação é que o importador do animal, responsável por retirar o papagaio do aeroporto, é José Mendes dos Santos. Ele seria parente dos donos do animal, que teriam se mudado para o país. Santos não foi encontrado pela Folha.

O papagaio está em uma sala do Terminal de Carga. É alimentado e tratado por funcionários da Infraero, segundo o Vigiagro.

Leia mais
  • Papagaio holandês está "detido" há 2 meses em aeroporto do Rio
  • Polícia indicia arquiteto por mortes em garagem de shopping no Rio
  • PF realiza operação para prender 36 acusados de tráfico no Rio
  • Bilhete do Paraná leva mais de R$ 26 mi na Mega Sena

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transporte de animais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página