Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2006 - 19h00

Galo da Madrugada leva multidão às ruas em Recife

Publicidade

RENATO SANTIAGO
da Folha Online, em Recife

Não era possível ver um palmo de asfalto no chão quando o primeiro dos trios elétricos do bloco Galo da Madrugada chegou às margens do Capibaribe, em Recife, na tarde deste sábado. Entre o prédio dos Correios e o rio, um mar de seguidores do bloco ocupava cada centímetro de chão.

Não só as ruas ficaram coalhadas de gente. Muitos não quiseram seguir o bloco no chão, mas também não tiveram lugar em um dos camarotes --da TV Globo, da Prefeitura de Recife, do governo do Estado e de patrocinadores. Para esses sobraram os camarotes improvisados em lajes e janelas de estabelecimentos comerciais fechados, ou nas janelas dos prédios do bairro São José.
F.Donasci/Folha Imagem
Galo da Madrugada leva multidão às ruas de Recife
Galo da Madrugada leva multidão às ruas de Recife


No ano passado, o Galo levou 1,5 milhão de pessoas às ruas, marca que, segundo os organizadores, colocou o bloco no "Guinness Book of Records". Neste ano, seu percurso aumentou de 3,5 km para 5 km. Por isso, a expectativa da organização era reunir 2 milhões de pessoas.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Voulpian Novais Maia Filho, o bloco levou 1,6 milhão às ruas. Ele diz que o número não foi maior porque o espaço não comporta mais participantes.

O primeiro dos 30 carros --entre trios elétricos e alegorias-- do bloco saiu por volta das 9h. Após cerca de quatro horas sob um sol intenso, e tendo que driblar os fios de eletricidade e telefonia mais baixos que ele, o carro chegou a seu destino final, onde encontrou o enorme e tradicional galo que representa o bloco.

O Carnaval de Recife foi inaugurado oficialmente na tarde de sexta-feira (24), mas, segundo o hino do bloco, o Carnaval só começa com o Galo da Madrugada.

O repórter Renato Santiago viajou a convite do Ron Montilla

Leia mais
  • Rainha da bateria da Mocidade sofre queimaduras e é internada em SP
  • Desfile deste sábado concentra escolas sem tradição em SP
  • Diversidade de temas marca primeira noite de desfiles em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Galo da Madrugada
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página