Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 23h25

Mangueira comemora Carnaval com carrancas e procissão

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Com o enredo "Das águas do Velho Chico nasce um rio de esperança", a Mangueira, em sétimo lugar no Carnaval passado, fala do rio São Francisco e aproveita para conscientizar a população sobre a necessidade de preservá-lo. A Mangueira iniciou seu desfile por volta das 23h20 desta segunda --um carro da Porto da Pedra, que quebrou na concentração, atrasou a entrada da escola.

O mesmo tema foi cantado pela Mangueira em 1948. Na época, a agremiação desfilava com 200 pessoas --atualmente são 4.500 integrantes-- e não era necessário lembrar a todos sobre o problema da poluição.

Segundo Alvaro Caetano, presidente da escola, em 1948, o rio São Francisco, chamado de Opara pelo índios, trouxe sorte e eles venceram o Carnaval. "Queremos repetir o feito e falar da história do povo ribeirinho, das lendas e riquezas geradas pelo Velho Chico", afirmou à reportagem.

A agremiação retrata na avenida a lenda da índia Iaty, cuja lágrima deu início ao rio. Fala ainda da arte Barroca e de Aleijadinho.

Em outro momento, quem estiver na Sapucaí poderá ver uma procissão com 60 pessoas em pleno Carnaval. Além disso, as carrancas que levam proteção às embarcações que passam pelo São Francisco também estarão representadas, assim como os dragões que atacam os mais desavisados, outro lenda local. São 30 alas distintas.

Carro quebrado

O carro quebrado da Porto da Pedra, que abriu a segunda noite dos desfiles do Grupo Especial, atrasou o desfile da Mangueira, mas isso não afetará sua apresentação, segundo o presidente da escola, Alvaro Caetano.

Já na opinião do carnavalesco Max Lopes, o atraso pode interferir no desfile das últimas escolas, que deverão fazer a apresentação já com o dia claro.

Desfiles

Antes da Mangueira, a Porto da Pedra abriu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois desfilam Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Carro quebra e Porto da Pedra pára na avenida
  • Gaviões perde 4 pontos por falhas em desfile; Camisa 12 perde 68
  • Beija-Flor encerra desfile; Rocinha e Grande Rio estouram tempo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página