Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2006 - 23h46

Cerca de 20 mil pessoas seguem trios gratuitos em Salvador

Publicidade

AFRA BALAZINA
enviada especial da Folha de S.Paulo a Salvador
LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Depois de seis dias de folia atrás de trios elétricos, cerca de 20 mil pessoas ainda tiveram fôlego para acompanhar nesta quarta-feira o "arrastão", um desfile sem cordas que encerra o Carnaval de Salvador no circuito Dodô (Barra-Ondina).

Idealizado por Carlinhos Brown há dez anos, o "arrastão" permite que quem trabalha no Carnaval ou não pode pagar os abadás também se divirta, já que é gratuito. Muitos não dormem para acompanhar o evento desde o início.

Brown, apesar de cobrar em outros dias de festa, chamou a atenção do ministro Gilberto Gil (Cultura) para a democratização do Carnaval neste ano.
As maiores atrações de ontem foram Carlinhos Brown, com mais de 200 músicos com timbaus e tambores ao chão, e Ivete Sangalo, com o trio Madeirada.

Entre os convidados especiais de Ivete Sangalo estavam o cantor Saulo, da banda Eva, e a cantora Elaine Fernandes, do Planeta Axé. Ivete definiu nesta quarta-feira o Carnaval deste ano em Salvador como um "Carnaval de paz".

Foi ela quem protagonizou os momentos mais marcantes da festa: cantou com Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, na noite de quinta-feira, e com Xuxa, na segunda. "Bono foi um querido. Falou coisas boas do Carnaval de Salvador e da minha música", disse Ivete.

Seu percurso é o mais rápido de Salvador --normalmente, os trios levam de quatro a cinco horas nos circuitos e, no arrastão, levam duas horas.

Já no circuito Osmar (Campo Grande/Praça Castro Alves), os foliões aproveitavam o final da festa com um tradicional encontro de trios na Praça Castro Alves. Baby do Brasil foi a primeira cantora a chegar ao local.

Na noite de ontem, um dos destaques foi Daniela Mercury, que se fantasiou como Carmen Miranda e cantou marchinhas e sambas antigos. Neste ano, ela homenageou o cinema brasileiro e se vestiu a cada dia de folia como uma personagem: Dona Flor, Xica da Silva e Maria Bonita.

Novo circuito

Em razão do aumento de público do Carnaval de Salvador --8% a mais que em 2005, segundo a Bahiatursa (órgão oficial de turismo do Estado)--, o prefeito João Henrique Carneiro (PDT) disse que estuda a criação de um quarto circuito para os trios elétricos. No total, aproximadamente 1,8 milhão de pessoas participam do Carnaval, sendo 470 mil turistas. O novo circuito, ficaria no bairro do comércio, na Cidade Baixa.

Leia mais
  • Vila Isabel é campeã do Carnaval carioca
  • Multidão acompanha o bloco Bacalhau do Batata em Olinda
  • Gaviões da Fiel confirma sua saída do Carnaval paulista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página