Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2006 - 16h41

OAB-SP abrirá sindicância contra advogados suspeitos de ajudar PCC

Publicidade

da Folha Online

Os advogados suspeitos de atuar como pombos-correio para integrantes da cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital) serão alvo de uma sindicância da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo.

Uma lista com os nomes de 33 profissionais suspeitos foi entregue na terça (6) pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) ao Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O grupo foi o que mais visitou presos ligados ao PCC desde janeiro deste ano.

O documento foi elaborado pela Polícia Civil a pedido do próprio Jungmann para ser usado nas investigações sobre a movimentação da advogada Maria Cristina de Souza Rachado, que defende o líder do PCC, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, disse que as denúncias são "muito graves".

Lista

Na lista estão os números de inscrição dos advogados na OAB, a data, o horário, os nomes dos presos do PCC que receberam os profissionais e as prisões em que eles estão.

Entre os presos que receberam os advogados estão o próprio Marcola; Robson Lima Ferreira, o Marcolinha; Julio Cesar Guedes Morais, o Julinho Carambola; Alexandre Pires Ferreira, o ET; Orlando Motta Júnior, o Macarrão; e Rogério Geremias de Simone, o Gegê do Mangue.

O maior número de visitas é de uma mulher inscrita na OAB-SP, subsecção Jabaquara (zona sul de São Paulo). Ela esteve em prisões visitando presos ligados ao PCC 106 vezes, desde janeiro. O segundo em número de visitas é um homem registrado na OAB-SP, subsecção Guarulhos (Grande São Paulo). Ele realizou, ao todo, 89 visitas.

Por telefone, a reportagem tentou entrar em contato com os profissionais, mas não conseguiu localizar seus escritórios.

Outro advogado presente na lista é José Claudio Bravos, que teve o pedido de legenda para concorrer a deputado estadual recusado por integrantes da Executiva Estadual do PV (Partido Verde) na semana passada.

Leia mais
  • Mesmo sem acusações, PV recusa candidato suspeito de ligação com PCC
  • Justiça Federal impede advogados do PCC de deixar o país
  • Secretário da Segurança de SP ironiza deputados e causa tumulto

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página