Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2006 - 13h12

Lula orienta ministro a voltar a oferecer apoio federal a São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a voltar a oferecer ajuda para o governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), durante uma reunião da Coordenação Política, na manhã desta segunda-feira.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, o ministro oferecerá o apoio da FNS (Força Nacional de Segurança) e do Exército.

Na sexta-feira (7), Bastos esteve no Palácio dos Bandeirantes para entregar a Lembo uma portaria que regulamentou o porte de armas de fogo a agentes penitenciários. Na ocasião, o ministro reiterou a possibilidade de cooperação entre a União e o governo paulista.

Desde o último dia 28 de junho, o PCC (Primeiro Comando da Capital) ordenou a morte de cinco agentes penitenciários e de um carcereiro. No último final de semana, dois policiais militares --sendo um da reserva-- foram mortos.

Há problemas também em ao menos duas penitenciárias do interior do Estado. Os presos estão confinados em espaços superlotados porque as unidades foram destruídas nas últimas rebeliões.

O apoio da FNS e do Exército foi oferecido a Lembo pela primeira vez em maio último, quando o PCC promoveu a maior série de ataques contra forças de segurança paulistas e uma onda de rebeliões que atingiu 82 unidades. Na ocasião, Lembo recusou.

Espírito Santo

Cerca de 200 homens da FNS trabalham no policiamento de penitenciárias do Espírito Santo, destruídas em rebeliões realizadas também a mando do PCC, desde o último dia 20 de junho.

Devido às condições precárias dos prédios, eles tiveram que ser cercados pela PM (Polícia Militar). Com o apoio federal, os PMs puderam retomar os trabalhos de policiamento ostensivo.

Leia mais
  • Policial é assassinado com 19 tiros na zona leste de SP
  • Preso por engano descreve influência do PCC em cadeia
  • Estado alerta sobre novos ataques a agente

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques do PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página