Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2006 - 16h54

Especialista em acidentes remonta queda de Boeing da Gol

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O engenheiro mecânico Max Vermij, especialista em análise de acidentes, foi contratado por parentes de algumas das 154 pessoas mortas na queda do Boeing da Gol para reconstituir o acidente. O resultado deverá ser usado pelo advogado Manuel von Ribbeck, que os representa perante a Justiça dos Estados Unidos, para pleitear o pagamento de indenizações.

O especialista chegou a Manaus (AM) na noite de domingo (5) para encontrar-se com Ribbeck e alguns de seus clientes.

"Espero contar com a colaboração das autoridades brasileiras para ter acesso aos registros e às caixas-pretas das duas aeronaves e reconstituir o que ocorreu. Minha experiência diz que os brasileiros são bastante prestativos e que não terei problemas", afirmou o engenheiro nesta terça-feira, em entrevista à Folha Online.

O otimismo do engenheiro, no entanto, parece estar com os dias contados. O delegado da PF (Polícia Federal) Renato Sayão precisou recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para tentar obrigar a Aeronáutica a dar-lhe acesso aos documentos entregues à comissão que investiga o caso, bem como às gravações das caixas-pretas.

"Esse inquérito realmente está difícil de ir para a frente porque nós precisamos de informações que estão quase todas com a Aeronáutica. Sem a caixa preta, as investigações não avançam", desabafou à época.

Há duas semanas, Sayão foi a Brasília (DF) para ouvir os controladores de tráfego aéreo que trabalhavam no momento do acidente, mas eles faltaram. O grupo afirmou estar sob tratamento devido a estresse pós-traumático e apresentou atestados assinados por psiquiatra da FAB (Força Aérea Brasileira) para justificar a ausência.

Leia mais
  • Defesa de pilotos do Legacy pede decisão sobre quem julgará caso
  • Companhias aéreas pedem desconto contra prejuízos
  • Governo abafa crise entre FAB e ministro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre inquéritos que investigam o acidente
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página