Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2006 - 10h10

Empresas tentam prevenir novos atrasos de vôos nos próximos feriados

Publicidade

da Folha Online

As companhias aéreas que operam em São Paulo têm até a próxima segunda-feira para enviar ao Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) um plano de prevenção contra atrasos e cancelamentos de vôos para os próximos feriados deste mês --da Proclamação da República e da Consciência Negra, respectivamente dias 15 e 20.

O setor viveu uma crise entre os últimos dias 27 de outubro e 3 de novembro devido à decisão dos controladores de tráfego aéreo de restabelecer padrões internacionais de segurança. Na chamada operação-padrão, eles elevaram a distância entre os aviões e reduziram para 14 o número de aeronaves vigiadas por cada um.

O resultado foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. Milhares de passageiros sofreram com esperas de até 20 horas e os prejuízos chegaram à rede hoteleira.

Devido ao grande número de passageiros atingidos, o Procon-SP abriu em seu site um espaço para receber, dos consumidores residentes em São Paulo, pedidos de reembolso de despesas tidas durante o tempo de espera com alimentação, transporte terrestre e telefonia, por exemplo. Para garantir a reparação, basta apresentar provas como notas fiscais.

"Neste momento, só negociamos despesas comprovadas. Despesas com danos maiores, como perdas de negociações e enterros, devem ser pleiteadas na Justiça", explica a técnica da área de Serviços Privados do Procon-SP, Márcia Christina Oliveira.

O plano de prevenção e o reembolso foram acertados em uma reunião entre o Procon-SP e as companhias Varig, GOL, BRA, TAP, Ocean Air e Continental Airlines.

Leia mais
  • Relatório da FAB aponta 40 aparelhos inoperantes
  • Diminui prazo para candidato tirar a 1ª carteira de motorista
  • Tribunal libera privatização de Fernão Dias e Régis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página