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09/11/2006
-
10h10
da Folha Online
As companhias aéreas que operam em São Paulo têm até a próxima segunda-feira para enviar ao Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) um plano de prevenção contra atrasos e cancelamentos de vôos para os próximos feriados deste mês --da Proclamação da República e da Consciência Negra, respectivamente dias 15 e 20.
O setor viveu uma crise entre os últimos dias 27 de outubro e 3 de novembro devido à decisão dos controladores de tráfego aéreo de restabelecer padrões internacionais de segurança. Na chamada operação-padrão, eles elevaram a distância entre os aviões e reduziram para 14 o número de aeronaves vigiadas por cada um.
O resultado foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. Milhares de passageiros sofreram com esperas de até 20 horas e os prejuízos chegaram à rede hoteleira.
Devido ao grande número de passageiros atingidos, o Procon-SP abriu em seu site um espaço para receber, dos consumidores residentes em São Paulo, pedidos de reembolso de despesas tidas durante o tempo de espera com alimentação, transporte terrestre e telefonia, por exemplo. Para garantir a reparação, basta apresentar provas como notas fiscais.
"Neste momento, só negociamos despesas comprovadas. Despesas com danos maiores, como perdas de negociações e enterros, devem ser pleiteadas na Justiça", explica a técnica da área de Serviços Privados do Procon-SP, Márcia Christina Oliveira.
O plano de prevenção e o reembolso foram acertados em uma reunião entre o Procon-SP e as companhias Varig, GOL, BRA, TAP, Ocean Air e Continental Airlines.
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As companhias aéreas que operam em São Paulo têm até a próxima segunda-feira para enviar ao Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) um plano de prevenção contra atrasos e cancelamentos de vôos para os próximos feriados deste mês --da Proclamação da República e da Consciência Negra, respectivamente dias 15 e 20.
O setor viveu uma crise entre os últimos dias 27 de outubro e 3 de novembro devido à decisão dos controladores de tráfego aéreo de restabelecer padrões internacionais de segurança. Na chamada operação-padrão, eles elevaram a distância entre os aviões e reduziram para 14 o número de aeronaves vigiadas por cada um.
O resultado foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. Milhares de passageiros sofreram com esperas de até 20 horas e os prejuízos chegaram à rede hoteleira.
Devido ao grande número de passageiros atingidos, o Procon-SP abriu em seu site um espaço para receber, dos consumidores residentes em São Paulo, pedidos de reembolso de despesas tidas durante o tempo de espera com alimentação, transporte terrestre e telefonia, por exemplo. Para garantir a reparação, basta apresentar provas como notas fiscais.
"Neste momento, só negociamos despesas comprovadas. Despesas com danos maiores, como perdas de negociações e enterros, devem ser pleiteadas na Justiça", explica a técnica da área de Serviços Privados do Procon-SP, Márcia Christina Oliveira.
O plano de prevenção e o reembolso foram acertados em uma reunião entre o Procon-SP e as companhias Varig, GOL, BRA, TAP, Ocean Air e Continental Airlines.
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