Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 21h50

Governo cria grupo interministerial para analisar o espaço aéreo

Publicidade

da Folha Online

Portaria interministerial que cria o grupo de trabalho para analisar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro foi publicada nesta quinta-feira no "Diário Oficial" da União. O objetivo é identificar os problemas e propor soluções para a crise nos aeroportos brasileiros, em até 60 dias.

Segundo a portaria, a equipe será coordenada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires, e terá representantes dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, da Advocacia Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e de três instituições da sociedade civil a serem escolhidas pelo ministro, de acordo com a Agência Brasil.

Nesta semana, Pires disse que a criação do grupo de trabalho significa uma "sensibilidade expressa a uma aspiração de toda a área de controladores [de tráfego aéreo]".

Balanço divulgado pela Infraero no início da noite desta quinta mostra que 249
das 1.358 das decolagens ocorridas ao longo do dia sofreram atrasos de mais de 15 minutos, o que corresponde a 18,3%.

Atrasos

Na noite de quarta (15), a FAB (Força Aérea Brasileira) suspendeu o aquartelamento de 149 controladores de tráfego aéreo que haviam sido convocados no dia anterior para trabalhar no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), em Brasília.

Os atrasos haviam começado no sábado (4) devido à falta de controladores de tráfego aéreo. Os problemas na escala do Cindacta 1 são agravados pela ausência de diversos controladores, afastados por problemas de saúde desde o último dia 29 de setembro, quando um Boeing da Gol caiu em Mato Grosso e matou 154 pessoas.

Foi a segunda vez que os controladores de tráfego foram confinados desde que os atrasos começaram. A primeira vez ocorreu durante a crise gerada pela operação-padrão --diminuição no número de vôos por profissional e aumento no intervalo entre decolagens-- durante o feriado prolongado de Finados (2).

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Aeronáutica encerra buscas por último corpo de vítima de vôo 1907
  • Relatório mostra que queda do Boeing da Gol durou um minuto
  • Relatório frustra expectativa sobre identificação das causas de acidente aéreo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no controle de tráfego

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página