Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2006 - 13h17

Pesquisadores capturam tubarão de três metros e meio em Recife

Publicidade

da Folha Online

Um tubarão martelo de três metros e meio foi capturado no domingo (19) na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O animal estava a 1,2 km da costa, área considerada por pesquisadores muito próxima aos banhistas.

De acordo com o engenheiro de pesca José Carlos Pacheco, um dos coordenadores do projeto de pesquisa e monitoramento de tubarões da universidade, o animal é o maior já encontrado por pesquisadores na costa de Pernambuco.

"Capturamos com um equipamento próprio para pesca de tubarão, com uma isca especial. O martelo [tubarão] é uma espécie menos agressiva. Não temos registros de ataques dessa espécie aqui em Recife. Mas se um banhista se deparar com um animal deste tamanho, pode ser perigoso", disse o pesquisador.

Além do tubarão martelo, também foi capturado um tubarão da espécie flamengo, este inofensivo ao homem, de acordo com Pacheco.

Os animais serão dissecados pelos pesquisadores. "Vamos examinar as vísceras, o conteúdo estomacal. Nosso projeto tenta identificar porque esses tubarões vieram para a costa de Recife", afirmou Pacheco.

Leia mais
  • Balanço mostra atrasos de mais de 45 minutos em 35,7% dos vôos
  • Polícia investiga mortes de adolescente e professor de piano no RS
  • Justiça decreta prisão de homem que confessou morte de idosos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques de tubarões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página