Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2006 - 19h50

TCU começa a investigar nesta segunda crise no tráfego aéreo

Publicidade

da Folha Online

O TCU (Tribunal de Contas da União) iniciou nesta segunda-feira os trabalhos de auditoria que vão apurar a crise do controle de tráfego aéreo no país. Cinco auditores foram nomeados e se reuniram hoje para planejar a investigação.

O tribunal pretende apurar o papel de cada um dos quatro órgãos que administram o tráfego aéreo no país. Serão auditados o Ministério da Defesa, a FAB (Força Aérea Brasileira), a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) e a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

O ministro Marcos Vilaça, que propôs a auditoria, deve receber um relatório dos auditores. O documento, segundo o TCU, não será conclusivo, mas trará subsídios para possíveis mudanças no controle aéreo.

Crise

Desde o final de outubro, os passageiros têm enfrentado constantes atrasos nos principais aeroportos do país.

Inicialmente, os atrasos foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos. As normas internacionais determinam que cada operador deve controlar, no máximo, 14 aeronaves no mesmo instante.

O resultado do movimento foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. O setor entrou em colapso na madrugada do último dia 2, feriado de Finados. Na ocasião, o comando da Aeronáutica convocou controladores para o trabalho, como medida emergencial.

O aquartelamento voltou a ocorrer no último dia 14, véspera do feriado da Proclamação da República, quando atrasos eram registrados nos principais aeroportos do país. Na ocasião, os problemas seriam resultado da falta de controladores no Cindacta 1, em Brasília. A medida foi suspensa no dia seguinte, quando a situação era considerada tranqüila nos terminais.

Leia mais
  • Anac investiga queda de avião que atingiu duas casas em Goiânia
  • Passageiros invadem pista de aeroporto para protestar contra atrasos
  • Controlador faz lobby por audiência no Congresso

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página