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22/11/2006
-
14h59
da Folha Online
Dos 936 vôos programados para esta quarta-feira, 285 (30,4%) sofreram atrasos de mais de 15 minutos, segundo balanço divulgado por volta das 14h pela Infraero (estatal que administra os aeroportos). A espera passou de 45 minutos --limite do considerado tolerável pela estatal-- em 174 casos (18,6%).
Apesar de ainda afetar os aeroportos, os atrasos são menores que os registrados nos últimos dias.
Por volta das 14h45, havia alguns atrasos nos aeroportos de Brasília, de São Paulo e do Rio. Uma das maiores esperas ocorreu com um avião que saiu de Brasília e deveria pousar no aeroporto de Congonhas às 12h45, mas chegou às 14h07. Outro avião, com destino a Presidente Prudente, saiu às 14h05, com mais de uma hora de atraso.
No Rio, um avião que saiu de Brasília pousou no Tom Jobim às 14h45, 50 minutos depois do previsto. Uma aeronave com destino ao aeroporto Tancredo Neves (MG) saiu por volta das 14h30, com quase duas horas de atraso.
O grupo interministerial criado pelo governo para buscar soluções para os problemas existentes no controle do espaço aéreo brasileiro voltou a se reunir no Ministério da Defesa.
É o segundo encontro do grupo. O primeiro ocorreu na semana passada, quando o grupo foi instalado. As reuniões ocorrerão todas as quartas-feiras, e os resultados deverão ser apresentados em 60 dias.
Fim de ano
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, afirmou na terça-feira (21), durante audiência pública no Senado, que a crise nos aeroportos estará controlada até o final do ano. Segundo ele, os passageiros não terão problemas nos feriados do Natal e de Ano Novo e nas viagens de férias.
Uma das medidas que pode ser tomada para normalizar o setor, segundo o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, também presente na audiência, é a reorganização do mapa de vôos do país para acabar com o horário de pico.
Outra possibilidade é a Anac estabelecer horários fixos para os vôos charters, a exemplo do que ocorreu com os aviões particulares. Com relação aos controladores de tráfego aéreo, o comandante da Aeronáutica disse que a equipe será reforçada até o final do ano. Ele disse que, em 24 de novembro, 54 novos profissionais irão se formar para atuar na área.
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Balanço mostra atrasos de mais de 45 minutos em 174 vôos
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Dos 936 vôos programados para esta quarta-feira, 285 (30,4%) sofreram atrasos de mais de 15 minutos, segundo balanço divulgado por volta das 14h pela Infraero (estatal que administra os aeroportos). A espera passou de 45 minutos --limite do considerado tolerável pela estatal-- em 174 casos (18,6%).
Apesar de ainda afetar os aeroportos, os atrasos são menores que os registrados nos últimos dias.
Por volta das 14h45, havia alguns atrasos nos aeroportos de Brasília, de São Paulo e do Rio. Uma das maiores esperas ocorreu com um avião que saiu de Brasília e deveria pousar no aeroporto de Congonhas às 12h45, mas chegou às 14h07. Outro avião, com destino a Presidente Prudente, saiu às 14h05, com mais de uma hora de atraso.
No Rio, um avião que saiu de Brasília pousou no Tom Jobim às 14h45, 50 minutos depois do previsto. Uma aeronave com destino ao aeroporto Tancredo Neves (MG) saiu por volta das 14h30, com quase duas horas de atraso.
O grupo interministerial criado pelo governo para buscar soluções para os problemas existentes no controle do espaço aéreo brasileiro voltou a se reunir no Ministério da Defesa.
É o segundo encontro do grupo. O primeiro ocorreu na semana passada, quando o grupo foi instalado. As reuniões ocorrerão todas as quartas-feiras, e os resultados deverão ser apresentados em 60 dias.
Fim de ano
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, afirmou na terça-feira (21), durante audiência pública no Senado, que a crise nos aeroportos estará controlada até o final do ano. Segundo ele, os passageiros não terão problemas nos feriados do Natal e de Ano Novo e nas viagens de férias.
Uma das medidas que pode ser tomada para normalizar o setor, segundo o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, também presente na audiência, é a reorganização do mapa de vôos do país para acabar com o horário de pico.
Outra possibilidade é a Anac estabelecer horários fixos para os vôos charters, a exemplo do que ocorreu com os aviões particulares. Com relação aos controladores de tráfego aéreo, o comandante da Aeronáutica disse que a equipe será reforçada até o final do ano. Ele disse que, em 24 de novembro, 54 novos profissionais irão se formar para atuar na área.
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