Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 20h28

Comandante da FAB admite falta de técnicos para solucionar pane

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, admitiu nesta quinta-feira que não havia técnicos capazes de solucionar rapidamente a pane no equipamento do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, na última terça-feira, que resultou em atrasos e cancelamentos nos principais aeroportos do país.

Também nesta quinta, o ministro da Defesa, Waldir Pires, disse que a falta de suporte técnico impediu que fosse solucionada rapidamente a pane ocorrida. A declaração foi feita aos deputados que integram a comissão criada pela Câmara para discutir a crise nos aeroportos.

Segundo Bueno, somente seis horas depois da pane ocorrer a Aeronáutica conseguiu identificar o problema. "Nós não temos um analisador para ver onde ocorreu a pane. Vamos colocar um equipamento mais moderno em cerca de um mês [para substituir o que teve problemas]", disse.

Durante entrevista em que anunciou um pacote de medidas para reduzir os impactos da crise aérea, o comandante chegou a admitir que o equipamento do Cindacta 1 estava "desgastado". Logo em seguida, ao ser questionado por um jornalista, voltou atrás. "Houve falha de comunicação, eu não quis dizer isso. Esse equipamento tem seis anos, tem características desgastadas mas cumpre sua finalidade com segurança", afirmou.

Bueno negou a hipótese de que houve sabotagem no equipamento por funcionários do Cindacta 1. O comandante também descartou a possibilidade de falha humana que teria provocado a pane.

Antecedentes

O comandante disse que nunca na história do Cindacta 1 uma pane como a ocorrida esta semana foi registrada. "Não estava acontecendo nada [nos equipamentos], estava tudo funcionando normalmente", disse. Ao ser questionado sobre possíveis panes em equipamentos do Cindacta 1 antes dessa semana, Bueno desconversou. "Se outras panes foram solucionadas com rapidez, não foram como essa", disse.

Leia mais
  • Governo deve liberar mais recursos para solucionar crise aérea
  • Ministro culpa falta de suporte técnico por demora para resolver pane
  • Presidente da Anac prevê redução de problemas no fim de ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página