Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2006 - 09h08

78% dos viajantes estão apreensivos, dizem operadoras de turismo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Pesquisa com mil operadoras do setor de turismo de São Paulo apontou que 78% dos consumidores que procuraram as empresas relataram apreensão ou não queriam viajar de avião. O levantamento foi divulgado ontem pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, que atribuiu a preocupação ao caos no sistema de trafego aéreo, apesar de não ter questionado os motivos dos temores dos consumidores.

O estudo, realizado nas duas primeiras semanas deste mês, também comparou volumes de vendas e apontou queda de 2,5% neste item. A variação, no entanto, está dentro da margem de erro de 5% da pesquisa. Não foram pesquisados dados sobre faturamento. A previsão da Embratur era de que ao fim deste semestre ocorresse aumento de 25,6%. Para Eduardo Nascimento, presidente do sindicato, em razão do resultado negativo das vendas, a expectativa não pode ser alcançada.

O levantamento também detectou que apesar de a região Sudeste ser a terceira no ranking de destinos turísticos mais vendidos, foi a que teve o mais elevado aumento de vendas, chegando a 50%. Para Nascimento, o resultado também tem origem no caos aéreo, que afastou os turistas paulistas de viagens mais longas, que necessitam de avião.

Apesar da confusão no setor aéreo, 76% das operadoras de turismo elegeram as viagens aéreas nacionais como segunda colocada no ranking de segmentos com o melhor desempenho de vendas. As viagens rodoviárias ficaram em terceiro lugar. O primeiro ficou com os cruzeiros marítimos.

Para Nascimento, mais uma vez, isso foi resultado da crise aérea. " [O transporte rodoviário] era um setor que ninguém levava em consideração", afirmou.

Leia mais
  • Vôos já têm atrasos antes mesmo do Natal
  • Empresas prevêem normalidade em 6 meses
  • Justiça adia decisão sobre apoio a passageiros lesados por caos aéreo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página