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22/12/2006 - 09h59

Kassab envia lei sobre pedágio nas marginais

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da Folha de S.Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), confirmou a decisão de transferir a operação das marginais Pinheiros e Tietê para o governo do Estado e permitir a cobrança de pedágio nas pistas que serão implantadas no complexo, que forma o principal corredor viário da cidade de São Paulo. Passam pelo complexo, em média, 1 milhão de carros por dia, número muito superior ao de qualquer rodovia do país.

O plano de privatização está em um projeto de lei que Kassab enviou à Câmara. Pelo projeto, a condução da privatização será realizada pelo Estado. A privatização das marginais faz parte de um macroprojeto de transportes que inclui a cobrança de pedágio no Rodoanel, já definida pelo governador Cláudio Lembo (PFL) para vigorar no início de 2008.

É que, com as marginais livres de pedágio, os motoristas de caminhão poderiam continuar usando as vias para deixar de passar pelo Rodoanel. Com pelo menos parte das pistas das marginais pedagiada, a tendência é que o motorista opte pelo Rodoanel, criado exatamente para tirar o transporte de cargas das marginais.

Como a transferência da via, a Folha também revelou que a prefeitura e o Estado já fizeram um esboço da ampliação da capacidade da marginal Tietê, com oito novas faixas de tráfego, quatro de cada lado do rio. Com a ampliação, a marginal Tietê passará a contar com 11 faixas em cada margem.

A obra está estimada em cerca de R$ 1 bilhão e poderá ser conduzida pelo sistema de PPP (Parceria Público-Privada). Além dos recursos do pedágio, a PPP receberia aporte de recursos do Estado. O projeto permite que a concessão seja dividida, com a privatização da marginal Tietê --que já tem o pré-projeto sendo definido-- e em seguida da marginal Pinheiros, que tem um terço do fluxo de veículos.

A recuperação e a ampliação complexa das marginais, porém, vai custar bem mais, cerca de R$ 4 bilhões, afirmou ontem o prefeito Kassab. "Na medida em que você amplia as faixas, você tem de reconstruir uma série de pontes e uma série de acessos", explicou.

Tarifa

Segundo os estudos, o motorista que rodar por toda a extensão da marginal Tietê, de 24,5 km, pagaria o valor integral da tarifa, que seria hoje de R$ 3,50. O valor iria decaindo, de acordo com a quilometragem rodada, até chegar ao menor valor, de R$ 0,50.

Para evitar congestionamentos nas vias, já saturadas, a saída será implantar a cobrança através de microchips ou adesivos que informariam a posição do veículo na marginal. É um sistema parecido com o "Sem Parar", adotado em rodovias pedagiadas no Estado.

A fiscalização do trânsito vai continuar municipalizada, a cargo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), conforme determina a minuta de convênio elaborada pela prefeitura.

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