Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2007 - 13h21

Defesa Civil condena 13 imóveis após desabamento em obra do metrô

Publicidade

RENATO SANTIAGO
da Folha Online

Balanço final da Defesa Civil sobre as vistorias feitas nos imóveis localizados na região do canteiro de obras da estação Pinheiros do metrô, que desabou na última sexta-feira (12), mostra que 13 deles sofreram sérios danos e foram condenados. Três deles já foram destruídos.

O subprefeito de Pinheiros, Nilton Nacle, afirmou que o futuro dos outros dez imóveis deverá ser decidido pelo Consórcio Via Amarela, responsável pelas obras na linha 4-Amarela do metrô. Não há confirmação se serão demolidos.

Segundo o balanço, 69 imóveis foram vistoriados --37 residenciais e 32 comerciais. Do total, 55 foram interditados e os outros 14 já foram liberados para ocupação --todos em áreas mais afastadas do local do desabamento.

Alguns dos imóveis foram interditados por estarem no raio de ação dos trabalhos para a desmontagem do guindaste --de aproximadamente 120 toneladas--, que permanece no canteiro de obras. O receio é que as casas sejam atingidas durante o processo de desmontagem do equipamento, ainda sem data prevista.

Plano de contingência

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Pacca de Lima, afirmou que as conseqüências do acidente poderiam ser reduzidas, caso um plano de contingência tivesse sido elaborado. O plano deveria prever o isolamento das áreas afetadas pelas obras do metrô.

Reportagem publicada pela Folha nesta quarta mostra que o consórcio Via Amarela ignorou uma recomendação de estudo contratado pelo Metrô que indicava a necessidade de montar um plano para alertar moradores, empresas e concessionárias de serviços públicos quando houvesse riscos de acidentes.

A Defesa Civil afirma que áreas de grande circulação são obrigadas a ter um plano, mas não as imediações.

Leia mais
  • Parentes de vítimas de desabamento participam de ato religioso
  • Saiba quem são as vítimas do desmoronamento nas obras do metrô
  • IML confirma que motorista de caminhão é a terceira vítima resgatada de cratera
  • Consórcio ignorou recomendação para ter plano de retirada dos moradores
  • Entenda como aconteceu o desabamento no Metrô em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desabamentos
  • Leia a cobertura completa sobre o acidente no canteiro de obras do Metrô

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página