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23/01/2007
-
18h29
PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou nesta terça-feira que os R$ 6 bilhões previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para investimentos nos 20 maiores aeroportos brasileiros e em 4 terminais de carga conseguirão evitar o estrangulamento no serviço aeroportuário previsto para ocorrer nos próximos anos.
Ele admitiu, porém, que a cidade de São Paulo, por exemplo, precisará de mais um aeroporto de grande porte --com capacidade para receber 25 milhões de passageiros por ano-- nos próximos dez anos, para suportar a demanda. Ele estima que a criação do novo aeroporto precisaria de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões.
De acordo com Pereira, antes da construção do novo terminal, o governo deve investir na interligação terrestre entre os aeroportos, por meio de um trem de alta velocidade, por exemplo. Isso porque alguns aeroportos do Estado, como o de Campinas, operam abaixo da sua capacidade, enquanto outros, como o de Congonhas, entram em colapso.
Meta
A meta do governo é ampliar a capacidade dos 20 aeroportos incluídos no PAC dos atuais 118 milhões de passageiros por ano em mais 40,3 milhões. Nos quatro terminais de carga que receberão investimentos para ampliação e construção, a idéia é acrescentar à atual capacidade de 100 mil toneladas por ano mais 191 mil toneladas até 2010.
O brigadeiro apontou como prioridades na lista de investimentos melhorias e ampliações de capacidade que serão feitas nos aeroportos com maior tráfego: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Brasília, mas destacou também as obras de ampliação do aeroporto de Florianópolis (SC) como essenciais, já que o aeroporto encontra-se 'estrangulado'.
São Paulo, Rio e Brasília
O PAC prevê investimentos de R$ 38 milhões na segunda etapa da reforma e modernização do terminal de passageiros e construção de uma torre de controle em Congonhas; e de R$ 1,026 bilhão para a construção de um terceiro terminal de passageiros --com capacidade para 12 milhões de pessoas por ano-- em Guarulhos. O terminal terá, ainda, obras de adequação e revitalização do sistema de pátios e pistas.
No Rio, o programa prevê a recuperação integral do aeroporto Tom Jobim, com obras nas pistas e terminal de cargas. No Santos Dumont, estão sendo realizadas obras de ampliação da capacidade atual para 8,5 milhões de passageiros por ano.
Outra obra importante apontada pelo brigadeiro é a ampliação da capacidade do aeroporto de Brasília para 11 milhões de passageiros por ano. Em 2006, o aeroporto chegou a receber 9,8 milhões de passageiros em 2006, enquanto sua capacidade é de 7,4 milhões.
Os terminais de carga incluídos no programa estão localizados em Vitória (ES), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (Tom Jobim).
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da Folha Online, em Brasília
O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou nesta terça-feira que os R$ 6 bilhões previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para investimentos nos 20 maiores aeroportos brasileiros e em 4 terminais de carga conseguirão evitar o estrangulamento no serviço aeroportuário previsto para ocorrer nos próximos anos.
Ele admitiu, porém, que a cidade de São Paulo, por exemplo, precisará de mais um aeroporto de grande porte --com capacidade para receber 25 milhões de passageiros por ano-- nos próximos dez anos, para suportar a demanda. Ele estima que a criação do novo aeroporto precisaria de investimentos da ordem de R$ 5 bilhões.
De acordo com Pereira, antes da construção do novo terminal, o governo deve investir na interligação terrestre entre os aeroportos, por meio de um trem de alta velocidade, por exemplo. Isso porque alguns aeroportos do Estado, como o de Campinas, operam abaixo da sua capacidade, enquanto outros, como o de Congonhas, entram em colapso.
Meta
A meta do governo é ampliar a capacidade dos 20 aeroportos incluídos no PAC dos atuais 118 milhões de passageiros por ano em mais 40,3 milhões. Nos quatro terminais de carga que receberão investimentos para ampliação e construção, a idéia é acrescentar à atual capacidade de 100 mil toneladas por ano mais 191 mil toneladas até 2010.
O brigadeiro apontou como prioridades na lista de investimentos melhorias e ampliações de capacidade que serão feitas nos aeroportos com maior tráfego: Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Brasília, mas destacou também as obras de ampliação do aeroporto de Florianópolis (SC) como essenciais, já que o aeroporto encontra-se 'estrangulado'.
São Paulo, Rio e Brasília
O PAC prevê investimentos de R$ 38 milhões na segunda etapa da reforma e modernização do terminal de passageiros e construção de uma torre de controle em Congonhas; e de R$ 1,026 bilhão para a construção de um terceiro terminal de passageiros --com capacidade para 12 milhões de pessoas por ano-- em Guarulhos. O terminal terá, ainda, obras de adequação e revitalização do sistema de pátios e pistas.
No Rio, o programa prevê a recuperação integral do aeroporto Tom Jobim, com obras nas pistas e terminal de cargas. No Santos Dumont, estão sendo realizadas obras de ampliação da capacidade atual para 8,5 milhões de passageiros por ano.
Outra obra importante apontada pelo brigadeiro é a ampliação da capacidade do aeroporto de Brasília para 11 milhões de passageiros por ano. Em 2006, o aeroporto chegou a receber 9,8 milhões de passageiros em 2006, enquanto sua capacidade é de 7,4 milhões.
Os terminais de carga incluídos no programa estão localizados em Vitória (ES), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (Tom Jobim).
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