Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2007 - 16h52

Leia a conversa dos pilotos do Legacy no momento da colisão

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Leia parte da a transcrição do diálogo que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino travaram no momento em que, no comando de um Legacy, bateram em um Boeing da Gol, em setembro passado. O segundo trecho ocorreu depois que o Legacy realizou um pouso de emergência, na serra do Cachimbo.

A conversa será divulgada com exclusividade em reportagem da colunista da Folha de S.Paulo Eliane Cantanhêde, na edição deste domingo (exclusivo para assinantes).

Não há definição de nomes. Eles são chamados de Hot 1 e Hot 2 (os pilotos). Há ainda Hot 3, Hot 4 e CAM.

As conversas foram feitas em inglês, degravadas pelo NTSB (National Transportation Safety Board), de Washington, e constam das investigações. Os horários citados são GMT (Greenwich Mean Time), usados pela aviação internacional.

Momento da colisão

19:56:54.0
(Som de impacto). Uh. Oh.
19:56:56.1
CAM - Piloto automático.
Hot 1 - Que diabos foi isso?
Hot 2 - Tudo bem, somente pilote o avião, cara.
CAM - Som metálico três vezes.
Hot 2 - Somente pilote o avião.
19:57:34.7
CAM - Nós perdemos o winglet.
Hot 1 - Perdemos? De onde veio a porra?
Hot 2 - Tudo bem, nós estamos descendo. Declarando emergência. Senta.

Após o pouso

Hot 1 - Eu não sei que inferno. Se nós batemos num avião, há outro avião com problemas lá em cima.
Hot 1 - É com isso que eu estava preocupado. Eu não queria. Nós estávamos a 37 mil pés e eu estava no processo de tentar comunicação. Lá não tem porra nenhuma, nada.
Hot 2 - E daí se nós batemos em alguém? Eu quero dizer, nós estávamos na altitude apropriada.

Leia mais
  • Erramos: "Leia a conversa dos pilotos do Legacy no momento da colisão"
  • Diálogos revelam erros cometidos no maior acidente aéreo do país
  • Anac autua avião da Gol por atraso de mais de seis horas
  • Infraero registra atrasos de quase uma hora em mais de 30% dos vôos

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o vôo 1907
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página