Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2007 - 23h50

Salgueiro leva bravura de guerreiras africanas para o sambódromo

Publicidade

CAROLINA FARIAS
da Folha Online

Guerreiras africanas e egípcias desfilam no Salgueiro nesta segunda noite do Carnaval do Rio de Janeiro. No enredo "Candaces", a escola conta a história de rainhas da África oriental que comandaram impérios antes da era cristã. A apresentação da escola começou por volta das 23h45 desta segunda-feira.

Para o sambódromo, a escola de samba levará a rainha de Sabá --chamada Mekeda-- e a soberana egípcia Nefertiti, primeiras Candaces --um conceito de que a força da mulher negra estava presente nas lutas e conquistas dos impérios, transformando seus legados em matriarcais, ou seja, o poder era passado aos descendentes pela via feminina.

De acordo com o diretor cultural da escola, Paulo César Barros, 37, é o primeiro ano em que o enredo foi desenvolvido pela comissão de cultura do Salgueiro. O conceito de mulher guerreira é o centro do tema, diz Barros.

"Olhamos para trás e vimos que haviam duas personagens centrais, que são a rainha de Sabá e Nefertiti. Então tratamos o conceito de mulheres guerreiras, de bravura", afirmou Barros.

A escola também vai retratar como "herdeiras" Candaces as mulheres negras brasileiras. Africanas que vieram para o Brasil trouxeram a tradição oral que foi espalhada pelo continente africano sobre as histórias de bravuras das rainhas negras, de acordo com o enredo.

"Dos 3.300 componentes da escola, dois terços são compostos pela comunidade. Descobrimos que a maioria desses componentes são mulheres. Então, vamos valorizar nossa comunidade com esse enredo", disse Barros.

Segundo ele, um dos carros da escola vai trazer 14 mulheres representando rainhas Candaces. "Todas elas serão da comunidade. Poderíamos colocar famosas, mas vamos valorizar nossa comunidade", afirmou o diretor cultural.

Desfiles

Antes da Salgueiro desfilaram Porto da Pedra e Unidos da Tijuca. Depois, desfilam Portela, Imperatriz Leopoldinense, Acadêmicos do Grande Rio e Beija-Flor de Nilópolis.

Na primeira noite de desfiles, se apresentaram Estácio de Sá, Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos de Vila Isabel.

Leia mais
  • Unidos da Tijuca leva tudo o que cabe em uma foto para avenida
  • Politizada, Porto da Pedra passa sem empolgar a Sapucaí
  • Mulheres quebram tabu e desfilam maracatu rural sem a participação de homens
  • Violência durante o Carnaval cresce 28% em Salvador

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2007

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página