Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 09h01

Controladores de vôo preparam protesto para hoje

Publicidade

LEILA SUWWAN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Líderes de associações dos controladores de vôo --militares e civis-- acertaram ontem protesto nacional a ser iniciado hoje. O estopim foi a transferência de um dos líderes nacionais da categoria, o sargento Edleuzo Souza Cavalcanti, do Cindacta-1, em Brasília, para um destacamento em Santa Maria (RS).

Não está claro se haverá uma paralisação, em tese proibida para os militares --a maioria da categoria--, ou um endurecimento da operação-padrão em vigor desde outubro. Os controladores alegam descaso com as promessas de desmilitarização do setor e alegam que a Aeronáutica está realizando represálias e "limpeza" interna.

O protesto, segundo apurou a Folha, conta com apoio de profissionais nos quatro Cindactas (os centros de controle de vôos em Brasília, Curitiba, Recife e Manaus). A Ifatca (federação internacional de associações do setor), na Suíça, foi alertada, mas não deu detalhes.

Cavalcanti afirmou que sua transferência é uma retaliação. A FAB diz que o sargento foi transferido em função de um "ato administrativo por necessidade de serviço".

Manaus

Seis aeronaves não receberam ontem do Cindacta-4, órgão da Aeronáutica que controla os vôos na região amazônica, autorização para decolar do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus, o que causou atrasos de até seis horas nas decolagens, segundo a Infraero. Um vôo foi cancelado.

Na ala de embarque, houve revolta entre os passageiros. O Cindacta-4 negou que estivesse em operação-padrão e informou ter ocorrido um volume atípico de vôos internacionais no espaço aéreo da região, o que exigiu controle em terra para não afetar a segurança no ar.

Segundo o superintendente regional nordeste da Infraero, Mário Jorge Fernandes de Oliveira, houve atraso porque as aeronaves em solo não receberam autorização para decolar.

Colaborou a Agência Folha

Leia mais
  • Com promessa de protesto, aeroportos de São Paulo apresentam atrasos
  • Vizinhos do aeroporto de Congonhas vão à Justiça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia mais sobre a crise nos aeroportos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página