Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 10h21

Com promessa de protesto, aeroportos de São Paulo apresentam atrasos

Publicidade

da Folha Online

O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo), registra dez pousos e quatro decolagens atrasados em mais de uma hora, na manhã desta sexta-feira. Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, também há atrasos. Entre os pousos, cinco tinham tempo de espera superior a duas horas e nove, superior a meia hora.

Os dois terminais concentram grande parte do movimento aéreo nacional e deverão refletir o protesto nacional que os controladores de tráfego aéreo --militares e civis-- planejam realizar nesta sexta-feira.

O estopim do movimento foi a transferência de um dos líderes nacionais da categoria, o sargento Edleuzo Souza Cavalcanti, do Cindacta-1, em Brasília (DF), para um destacamento em Santa Maria (RS). Cavalcanti afirma que sua transferência é uma retaliação. A Aeronáutica diz foi um "ato administrativo por necessidade de serviço".

Há dificuldade em dimensionar os efeitos do protesto porque não está claro se haverá uma paralisação --em tese proibida para os militares, que são maioria na categoria--, ou um endurecimento da operação-padrão em vigor desde outubro.

Manaus

Na quinta-feira (29), os controladores do Cindacta-4 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) interromperam as operações do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

O Cindacta-4, responsável pelo controle aéreo na região amazônica, está desde dezembro sem um dos equipamentos que compõe o ILS (sigla em inglês para sistema de pousos por instrumentos) --que auxilia as operações em dias chuvosos ou com nevoeiro--, no aeroporto Eduardo Gomes.

Procurado pela reportagem, o setor de Comunicação Social da Aeronáutica negou que tenha ocorrido protesto ou a chamada 'greve branca' por parte dos controladores.

Rio e Brasília

No Rio, o aeroporto Tom Jobim, no Rio, tinha 12 pousos e sete decolagens atrasados em aproximadamente meia hora, na manhã desta sexta-feira. No aeroporto Santos Dumont, também no Rio, a situação era normal, naquele horário.

Em Brasília, havia seis pousos atrasados em mais de uma hora e quatro decolagens atrasadas em mais de duas horas, ainda na manhã desta sexta-feira.

Com Folha de S.Paulo e Agência Folha

Leia mais
  • Controladores de vôo preparam protesto para hoje
  • Vizinhos do aeroporto de Congonhas vão à Justiça
  • Criminosos mantêm gerente e dois funcionários de banco reféns no Rio
  • Grupo invade e incendeia ônibus na Baixada Santista
  • Polícia fecha maiores fábricas de CDs e DVDs piratas de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  • Leia mais sobre a crise nos aeroportos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página