Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 09h05

Nova regra da fila do fígado reduz morte de crianças

Publicidade

da Folha Online

Uma mudança nos critérios para distribuição de fígados na fila única de transplantes ocorrida há nove meses triplicou o número de cirurgias no Estado de São Paulo e, em alguns lugares, reduziu pela metade a taxa de mortalidade na fila, de acordo com reportagem (só para assinantes) publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo.

"No Estado de São Paulo, responsável por 50% dos transplantes do país, foram realizados 220 transplantes de fígado entre julho de 2006 (início das novas regras) e 30 de março, sendo 40 em crianças. No mesmo período anterior à mudança, foram 13 cirurgias em crianças de um total de 219", afirma o texto.

De acordo com a reportagem, a melhora começou em julho de 2006, quando o critério de tempo de permanência na fila foi substituído pelo de gravidade. A gravidade é avaliada por um modelo matemático (Meld) que se baseia em exames laboratoriais e atribui pontos --de 6 a 40-- para cada paciente. Quanto maior o valor, maior a gravidade.

Os números mostram que a nova regra privilegiou as crianças em detrimento dos adultos. Ocorre que as crianças recebem pontos extras no modelo matemático, independentemente do grau de gravidade.

Não há informações sobre o impacto das mudanças em outros Estados.

Taxa de mortalidade

Em compensação, por privilegiar os casos mais graves, o novo método de avaliação também aumentou de 35% para 60% a taxa de mortalidade nos 90 dias após o transplante, segundo a Folha.

"Os casos operados são de uma gravidade excepcional. A mesma mortalidade que acontecia em um ano de transplante [35%] já pode ser observada em três meses. A sobrevida está menor porque os pacientes estão mais graves", avalia o médico Sergio Mies, responsável pela Unidade de Fígado de São Paulo.

Leia mais
  • Nova regra da fila do fígado reduz morte de crianças (só para assinantes)
  • Emilly, 11 meses, esperou só 8 dias por transplante (só para assinantes)
  • 7.000 pessoas esperam por um fígado (só para assinantes)

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transplantes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página