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Infraero inicia operação de final de ano nos aeroportos do país
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da Folha Online
Horas depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar nesta quinta-feira que os aeroportos podem ter problemas neste final de ano dirigentes da Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) anunciavam, em entrevista, um plano para tentar minimizar os impactos do aumento da demanda.
A proposta é a de colocar funcionários da estatal para monitorar todas as operações de infra-estrutura dentro dos terminais, principalmente os de Tom Jobim (Rio), Cumbica (Guarulhos) e Congonhas, em São Paulo, e Brasília (DF).
Os funcionários receberão relatórios a respeito do funcionamento de todo aeroporto, tais como estacionamentos, balcões de check-in, saguões e salas de embarque. Os pátios também serão avaliados constantemente.
Haverá ainda monitoramento detalhado de todos os vôos programados. Os funcionários irão analisar os vôos com atraso e verificar se a informação dada ao passageiro a respeito do que está ocorrendo é correta ou não.
Caso descubram irregularidades, os funcionários irão repassar as informações aos chamados Núcleos de Acompanhamento e Gestão Operacional. Os núcleos devem funcionar durante 24 horas.
Anac
A medida anunciada nesta quinta-feira pela Infraero reforça o controle nos aeroportos. A partir de sexta-feira (21) a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai colocar 40 agentes em cada aeroporto.
Os funcionários farão parte da operação montada pela agência para evitar o caos nos aeroportos nas festas de fim de ano.
Outra medida já anunciada é um sistema pelo qual as companhias aéreas deverão ressarcir os passageiros em casos de atrasos.
O ressarcimento vai de 5% do valor do bilhete para atrasos entre 30 minutos a uma hora até 50% da passagem para atrasos superiores a cinco horas. Poderão ser descontados, no entanto, problemas alheios às companhias, como fechamento do aeroporto por questões meteorológicas e problemas no tráfego aéreo.
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Agora, por causa do acidente a TAM deve fechar as portas, colocar todos os colaboradores na rua, cair no ostracismo, não mais patrocinar eventos, enfim.
Estamos há menos de uma semana para que o acidente complete 1 ano, creio que haja uma certa, vamos dizer, apimentada na reportagem. É pertinente uma matéria deste tipo às vésperas deste acidente que chocou o Brasil.
Agora, leram a reportagem, sobre a "lajona" em CGH para o pátio VIP? http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u421333.shtml . Olha, de forma alguma provocando os familiares das vítimas do JJ3054, mas com todo o respeito, cadê a mesma energia para atacarem mais esta brilhante atuação do ministro Nelson Jobim?
Aliás, apenas por informação as mesmas pistas que os jatos do GTE (Grupo de Transporte Especial do qual o A319 presidencial faz parte) usam são as mesmas pistas das demais aeronaves e inclusive, se o Sr. Presidente está abordo de uma aeronave, o aeroporto tem suas operações comerciais suspensas temporariamente para que esta aeronave pouse ou decole.
Esta medida sim é uma provocação, não o Parquinho da TAM no Shopping.
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