Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2008 - 13h59

Chinaglia diz que embaixador deve explicar casos de brasileiros barrados na Espanha

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmou nesta segunda-feira o convite para que o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, compareça à Comissão de Relações Exteriores da Casa para prestar esclarecimentos sobre os incidentes envolvendo brasileiros barrados ao tentarem entrar em Madri. Todos os dias, mais de dez brasileiros são impedidos de entrar no país e são mantidos nos aeroportos, à espera da repatriação.

"É uma atitude de se buscar esclarecimentos. Temos o dever de defender os brasileiros. Países como Brasil e Espanha, que tentam transformar parcerias estratégicas, não poderão colocar isso em prática se não houver respeito entre os cidadãos", afirmou Chinaglia. O embaixador deve comparecer amanhã na Comissão.

Chinaglia defende que o Ministério das Relações Exteriores adote a diplomacia para contornar a crise. "Eu acho que o Itamaraty tem que atuar no limite da legalidade. Não se trata de fazer onda de enfrentamento."

Ele atribuiu à disputa eleitoral da Espanha os recentes incidentes envolvendo brasileiros que foram barrados pela imigração do país. O deputado considerou legítimo que a Espanha estabeleça rigor no controle sobre os estrangeiros que chegam ao país, mas criticou o formato imposto pela polícia espanhola aos brasileiros retidos em Madri.

"Eu acho que essa onda de expulsão [dos brasileiros] atendeu ao mercado de disputa interna espanhol. Jogaram para os brasileiros a responsabilidade de problemas internos deles. Pode ser que haja circunstâncias de legalidade, mas manter pessoas presas, sem água ou telefone, é um abuso inaceitável", disse.

Na opinião de Chinaglia, a postura adotada pela polícia de Madri lembra "a Espanha que invadia e destruía culturas" na época do descobrimento da América. "Se houve oportunismo eleitoral, foi ruim. Mas é menos ruim que a visão arcaica de que os países sejam isolados entre as diferentes regiões", afirmou.

Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também associou a proibição da entrada de brasileiros na Espanha ao processo eleitoral daquele país. "Eu acho que muito disso está ligado ao tema eleitoral, e normalmente os partidos conservadores tem quase uma vontade de proibir que os pobres de outros países adentrem seus países", disse Lula.

O PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) --do atual chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero-- saiu vitorioso nas eleições espanholas neste domingo. Chinaglia disse acreditar que, pela tradição socialista, a Espanha se mantenha receptiva a visitantes de outros continentes. "Até provem o contrário, os partidos socialistas tendem a ter visão mais humanista da sociedade."

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página