Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2008 - 08h12

PT propõe abrandar lei antifumo de Serra

Publicidade

do Agora

Bares, restaurantes e hotéis exclusivos para fumantes. Essa é uma das três emendas propostas pelo líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Roberto Felício, ao projeto do governador José Serra (PSDB) que bane o cigarro em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, em São Paulo.

Segundo o deputado, o objetivo é respeitar o direito dos fumantes. "É claro que deve prevalecer o direito coletivo, mas o direito do fumante também deve ser respeitado", afirma.

As outras emendas do deputado -publicadas ontem no "Diário Oficial" do Estado- são a liberação do fumo em áreas comuns de condomínios e a retirada do artigo que prevê o acionamento da polícia caso o fumante se recuse a sair do local onde é proibido fumar.

Felício afirma que os condomínios são uma extensão do apartamento ou da casa do cidadão e que proibir o fumo nesses locais fere o direito do fumante. Quanto à dispensa da polícia, o deputado diz que o intuito é "retirar uma eventual interpretação de caráter autoritário ou policialesco do projeto de lei, em detrimento de seu caráter principal que é a proteção à saúde dos indivíduos".

O deputado diz que é favorável ao projeto de lei antifumo e que as emendas propostas têm como objetivo apenas aprimorar a proposta. Felício, que fumou por mais de 30 anos e abandonou o vício há cinco anos e quatro meses, discorda da opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, em entrevista a jornais populares anteontem, disse defender o fumo em qualquer lugar.

"Discordo do meu querido presidente. Respeito, mas não concordo", diz. O projeto deve ser votado ainda neste ano.

Comentários dos leitores
jose silva da (7) 22/10/2008 23h01
jose silva da (7) 22/10/2008 23h01
esta certo a lei que utiliza um bar para fumante e outro para não fumante. o grande problema e que os chatos dos nao fumantes acabariam indo para os bares de fumantes e ia novamente encher os fumantes.. o governo tambem tem qe fazer leis para se mostrar.. pois so governar bem e dificil e não aparece.
se voce fosse entrar no elevador com um fumante ou um soltador de pum.. no qual vc entraria...
como querem proibir de fumar nos banhairos se la fazem coisas porcas.
1 opinião
avalie fechar
RENATO LUCIANO (7) 08/09/2008 11h23
RENATO LUCIANO (7) 08/09/2008 11h23
É difícil entender o que os não fumantes querem.
O Sr. Freires agora diz que em locais ao ar livre pode o fumante pode acender um cigarro, mas no seu comentário anteerior disse que não consegue aturar alguém acendendo num cigarro no ponto de ônibus. SERÁ QUE O PONTO EM QUE O SR.FREIRES PEGA SEU ÕNIBUS É DENTRO DE ALGUM APARTAMENTO OU COISA ASSIM
1 opinião
avalie fechar
Helio Thiene (2) 06/09/2008 20h53
Helio Thiene (2) 06/09/2008 20h53
Pois é, as centenas de milhões de pessoas que trabalharam durante décadas com salarios sempre precarios, ou, insuficiente para sua parcela mensal de lazer, cujos unicos prazeres eram seu cigarro e sua cerveja, hoje são tratados dessa forma, sera que então todo o valor tributario (inimaginavel)pago por eles,p/que os de hoje tivessem um futuro melhor,(em tese)justifica esse tipo de lei? As pessoas criticam a DTADURA, mas isso me pareçe o caminho da escravidão, em breve, precisaremos de alvara para ter o direito de pensar.
Acho que é hora dos fumantes criarem sua propria associação, afinal, se houvesse realmente interesse na saude, era mais facil fechar a atividade economica dos fabricantes de tabaco, mas ai haja cpmf's para compensar a perda tributaria.
Enfim, cada povo tem aquilo que mereçe.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (41)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página