Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2008 - 19h26

Polícia Civil do Rio confirma paralisação em apoio à greve paulista

Publicidade

Colaboração para a Folha Online, no Rio

A Polícia Civil do Rio fará uma paralisação por duas horas, na quarta-feira (29), em apoio à greve dos policiais de São Paulo. Os agentes cariocas também estudam uma greve no Estado, em protesto à uma gratificação que eles afirmam ter sido retirada da categoria.

Os policiais do Rio alegam ainda ter salários bem menores que os dos paulistas. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Rio, o salário dos fluminenses é em média de R$ 1.550, contra R$ 2.300 em São Paulo. O sindicato afirma, no entanto, que a idéia é unificar as reivindicações de ambos Estados.

A paralisação acontecerá entre as 14h e as 16h de quarta-feira. No período, as delegacias do Estado só atenderão a casos de emergência. No período, os policiais se reunirão em assembléia para votar uma greve também no Rio.

O sindicato reivindica ainda reposição de uma gratificação que, segundo o órgão, o governo do Rio tirou dos policiais há cerca de sete anos.

Mas a meta do ato, segundo o presidente do sindicato, Fernando Bandeira, é também formar uma aliança com a Polícia Civil de São Paulo, que já vem sendo articulada desde o início da semana. Bandeira afirmou que as lideranças também tentam uma adesão nacional à aliança e à greve, mas disse achar mais fácil uma parceria entre Rio e São Paulo, porque, segundo ele, as reivindicações são mais parecidas.

"Estamos verificando uma situação [de iminência de greve] nacional, mas é mais certo uma aliança entre Rio e São Paulo, porque são os dois Estados onde as remunerações e as condições são as piores", declarou.

Robson Ventura/Folha Imagem
Policiais em greve levam caixão que simboliza morte política do governador José Serra (PSDB), em passeata no centro de SP
Policiais em greve levam caixão que simboliza morte política do governador José Serra (PSDB), em passeata no centro de SP

Na quinta-feira (23), os policiais civis do Rio fizeram manifestação na orla de Ipanema e do Leblon. Eles foram até a rua onde mora o governador Sérgio Cabral (PMDB), no Leblon, aonde servirão copos de sopa em protesto aos baixos salários. Mas os acessos à via, a rua Aristides Espínola, foram bloqueados por cerca de 50 policiais militares. Não houve conflito.

Apoio

Policiais civis de todo o país farão uma mobilização amanhã em solidariedade à greve da categoria em São Paulo, iniciada em 16 de setembro. O ato prevê sejam atendidos apenas casos considerados de emergência, nos moldes da cartilha elaborada pelo movimento grevista da Polícia Civil paulista, durante duas horas --das 14h às 16h.

Além do apoio aos grevistas, a manifestação também servirá para pressionar o Congresso Nacional pela votação de uma PEC (proposta de emenda constitucional) que determina a reinserção do cargo de delegado de polícia na carreira jurídica. "Como era antes da Constituição de 1988", afirmou o presidente da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil), Carlos Eduardo Benito Jorge.

Em São Paulo, de acordo com a Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado), os policiais devem trabalhar usando roupas pretas ou com uma tarja preta no braço.

Comentários dos leitores
Helen Catalano (1) 24/11/2008 08h54
Helen Catalano (1) 24/11/2008 08h54
Como comentar algo tão ridículo quanto à atitude do nosso deputado?
Tudo que posso afirmar é ele e sua corja de ladrões merecem passar por um terço do que nossos policiais passam todos os dias e apenas depois terão qualificação para julgar a atitude extrema que nossos valorosos prestadores foram obrigados a tomar.
Mais uma vez estes seres de abissal coragem mostraram sua força e determinação.
Aos policiais civis deste estado que empenho total apoio de admiração meus parabéns pela intrepidez que lidaram com mais este obstáculo.
1 opinião
avalie fechar
roney gentil (1) 17/11/2008 09h15
roney gentil (1) 17/11/2008 09h15
quem não gosta da Policia?? Bandidos??só?? 1 opinião
avalie fechar
wilson roberto david mota (3) 16/11/2008 22h05
wilson roberto david mota (3) 16/11/2008 22h05
nada a comentar 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (808)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página