Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2009 - 12h22

Procurador deve fazer denúncia até setembro sobre acidente com vôo 3054 da TAM

Publicidade

colaboração para a Folha Online

A Afavitam (Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo JJ3054 da TAM) realiza neste fim de semana em São Paulo um encontro para avaliar os resultados das investigações sobre o acidente com o avião Airbus da TAM, que ocorreu no dia 17 de julho de 2007 e matou 199 pessoas. O evento está sendo realizado no Quality Suítes Hotel Congonhas, que fica localizado próximo ao aeroporto.

Durante o encontro, neste sábado (21), o procurador da República, Rodrigo de Grandis, afirmou, segundo a assessoria da Afavitam, que, no máximo até setembro, deverá encaminhar o processo para avaliação da juíza Paula Mantovani, da 1º Vara Federal Criminal de São Paulo.

A relação dos denunciados, no entanto, ainda não foi fechada, segundo de Grandis informou à associação. Em novembro do ano passado, a Polícia Civil havia anunciado o indiciamento de dez pessoas apontadas como responsáveis pelo acidente com o Airbus da TAM. Em dezembro, outros três funcionários da TAM foram indiciados pelo acidente.

Uma decisão muito comemorada pelos familiares das vítimas foi a mudança do estatuto das investigações de sigilo total para sigilo parcial. A partir de agora, tudo o que não atrapalhe o processo de investigação poderá chegar ao conhecimento dos advogados das famílias. A juíza Mantovani, responsável pela decisão, entendeu que o sigilo total do inquérito prejudicava os familiares.

Com o fim das investigações pela Polícia Civil, elas passaram a integrar o inquérito que vem sendo efetuado pela Polícia Federal.

De acordo com o assessor da Afavitam, Roberto Gomes, citando o procurador de Grandis, isso não vai causar problemas ou atrasos. "Segundo me consta, os laudos técnicos da PF e da Polícia Civil não possuem grandes divergências, as linhas de trabalho das duas polícias eram parecidas. Havia uma troca entre elas", afirmou Gomes.

Neste domingo, ocorrerá ainda uma manifestação no aeroporto de Congonhas entre 16h15 e 17h com o intuito de chamar a atenção da opinião pública sobre a necessidade de mais rigor na fiscalização e cumprimento das normas aéreas pelas autoridades e empresas do setor.

Comentários dos leitores
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
michael zieminski (37) 01/10/2009 23h57
VOCES VITIMAS DESTE CRIME QUE É A COMPRA DA POLICIA PELA TAM FIQUEM SABENDO QUE ALEM DESTA POLICIA CORRUPTA COMO SEMPRE´,A CULPA É DA TAM (PELOS DOIS PILOTOS DESPREPARADOS,INFELIZMENTE MORTOS) E A AIRBUS COM ESTAS AERONAVES TAO AUTOMATIZADAS QUE OS DOIS PILOTOS SIMPLESMENTE FORAM PASSAGEIROS COMO OS OUTROS PASSAGEIROS ATRAS DO COCKPIT SÓ QUE AINDA PAGARAM PARA SEREM MORTOS POR ESSE LIXO QUE É A AIRBUS/TAM sem opinião
avalie fechar
Muito estranho o Relatório da Aeronáutica ; um
piloto com todas as atribuições e responsabilidades,
no controle do avião , tem ainda que checar o
balanceamento do combustível entre as asas ?
Parece muito mais lógico que este procedimento,
seja feito de forma automática no abastecimento !
Será que os projetistas não encontraram solução
para este pequeno problema técnico ?
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página