Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2009 - 18h51

Jovem internado com gripe suína no Rio passa bem; amigo é monitorado

Publicidade

DIANA BRITO
Colaboração para a Folha Online, no Rio

O hospital universitário Clementino Fraga Filho, no Rio, informou nesta sexta-feira que o jovem de 21 anos internado com gripe suína passa bem e permanece em observação. Além dele, o Brasil tem outros três casos confirmados da doença, e os pacientes já receberam alta médica.

Segundo a direção do hospital, um homem de 29 anos, amigo do jovem internado, também está na unidade com suspeita da doença e é monitorado no isolamento do DIP (Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias). "O homem chegou ao hospital na quarta-feira, dia 6, com febre, dores no corpo e na cabeça, e congestão nasal. Ele se encontra com quadro estável", informou o hospital em nota.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Veja mapa dos casos de gripe suína no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

Ainda de acordo com informações da unidade, os dois permanecerão internados por dez dias, tempo que dura o ciclo do vírus. As visitas aos pacientes não estão autorizadas, e o contato com eles é permitido apenas para médicos e enfermeiros.

A irmã do jovem contaminado, cujo nome é preservado a pedido da família, disse à Folha Online nesta sexta-feira que chegou a realizar visitas ao rapaz durante a semana, mas não teve contato com ele por causa do revestimento de vidro do quarto do hospital. Após a confirmação da doença, o rapaz não pode mais receber visitas a pedido dos médicos.

"Nós visitamos ele esses dias, mas agora pediram para a gente não ir mais, depois que a doença foi confirmada. Mas a gente fala com ele todos os dias por telefone. Ele fala que está sendo bem tratado e diz que de duas em duas horas tem uma enfermeira ou um médico no quarto. Ele também disse que a Anvisa esteve lá hoje de manhã", disse a jovem.

Doença

O Ministério da Saúde informou na tarde desta sexta-feira que acompanha 30 casos suspeitos de gripe suína --a gripe A (H1N1)-- em dez Estados brasileiros. Segundo o balanço, outras 18 pessoas são monitoradas e 113 casos foram descartados.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (10), Rio de Janeiro (5), Minas Gerais (3), Paraná (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página