Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 15h31

Presos ligados a Beira-Mar negociam com polícia em Bangu

da Folha Online

A Secretaria de Segurança Pública do Rio divulgou nesta terça-feira de que entre os líderes da rebelião que acontece hoje no presídio de segurança máxima de Bangu 1 estão dois traficantes conhecidos como My Thor e Gigante. Os dois são do Comando Vermelho e ligados ao traficante Fernandinho Beira-Mar.

Inicialmente, a polícia acreditava que a rebelião estava sendo comandada pessoalmente por Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, considerado um dos traficantes mais perigosos do país.

My Thor e Gigante fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho, e foram incumbidos de liderar a rebelião e negociar com os policias que estão cercando o presídio.

Doze traficantes considerados "neutros", ou seja, não integram facção, foram transferidos para Bangu 2.

Morte aos rivais
O secretário de Segurança Pública, Roberto Aguiar, disse no início da manhã que Beira-Mar e seu principal aliado, conhecido como Chapolim, estava comandando uma "guerra" dentro do presídio.

Os dois, apoiados por outros criminosos ligados ao Comando Vermelho, teriam comandado uma ação para matar outros seis traficantes, incluindo o maior líder de um facção rival, Ernaldo Pinto de Medeiros, conhecido como Uê.

Todos os detentos que morreram eram ligados à ADA (Amigos dos Amigos), um grupo que concorre com o CV pelo controle do tráfico de armas e drogas no Rio de Janeiro.

Reféns
Oito pessoas ainda são mantidas reféns, entre agentes e operários de uma obra realizada na unidade.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e funcionários do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário) negociam com os amotinados.

O presídio, considerado de segurança máxima, abriga 46 presos em celas individuais. No local estão criminosos de alta periculosidade.

Os secretários da Justiça e da Segurança Pública e comandantes das polícias Militar e Civil deverão se reunir para discutir o caso.

Leia mais:
  • Saiba mais sobre o traficante Fernandinho Beira-Mar

  • Beira-Mar comanda assassinatos de rivais em Bangu 1

  • Três morrem em Bangu 1 em ação comandada por Beira-Mar, diz PM

  • Agentes e funcionários de empresa são mantidos reféns em Bangu

  • Diretor do Desipe negocia com rebelados em Bangu

  • Presos fazem rebelião e mantêm agente refém em Bangu

  • Motim liderado por Beira-Mar já teria deixado um morto em Bangu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página