Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2009 - 22h29

Escolas e universidades públicas do Paraná adiam volta às aulas devido à gripe suína

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
da Agência Folha, Em Curitiba
JOÃO PAULO GONDIM
da Agência Folha

As escolas e universidades públicas do Paraná resolveram suspender as aulas como forma de prevenção contra a gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- e só deverão retomá-las no dia 10 de agosto. O anúncio foi feito pela Secretaria da Educação do Estado nesta quinta-feira. Cerca de 1,5 milhão de estudantes, que já haviam retornado das férias de julho no último dia 20, foram orientados a ficar em casa.

Escolas e universidades adiam aulas; veja lista
Fiocruz vai distribuir 210 mil kits para tratamento
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

A rede municipal de ensino de Curitiba, que inclui escolas e creches, com 140 mil alunos, seguirá a recomendação. Com a adesão da rede estadual, o número de alunos fora da sala de aula no Paraná sobe para 2,2 milhões.

Nesta quinta-feira, o Sinepe-PR (Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná) decidiu em assembleia orientar sua rede de 1.900 instituições, com cerca de 540 mil estudantes, a adiar a volta às aulas também até o dia 10.

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) também anunciou nesta quinta-feira que suspenderá as aulas até a mesma data.

"Na próxima semana, a suspensão será reavaliada e pode eventualmente até ser estendida" diz o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. A instituição, porém, irá manter as atividades administrativas e o funcionamento do restaurante. O Paraná tem 180 casos confirmados da gripe, com quatro mortes.

Maranhão

Contrariando a Secretaria Estadual de Saúde, que não vê necessidade em adiar a volta às aula no Maranhão, cerca de 30 escolas particulares do Estado decidiram postergar o retorno em uma semana: do dia 3 para o dia 10 de agosto.

A resolução deve ser seguida pelos 50 colégios associados ao Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Maranhão) e afetar ao menos 40 mil estudantes. Dada a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 3 e 4 de outubro, o adiamento não atinge os alunos do 3º ano do ensino médio.

A decisão se deve ao fato de muitos estudantes da rede particular terem viajado ao Sul, ao Sudeste e ao exterior durante as férias. Um deles apresentou sintomas da gripe.

A Secretaria de Educação do Estado, que abriga 1.425 escolas e 543 mil estudantes, diz que não suspenderá o reinício das aulas, marcado para a próxima segunda.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página